Filtrar


Questões por página:
As Infecções do Sítio Cirúrgico (ISC) são as complicações mais comuns decorrentes do ato cirúrgico, que ocorrem no pós-operatório em cerca de 3 a 20% dos procedimentos realizados, tendo um impacto significativo na morbidade e mortalidade do paciente. Sobre a prevenção e controle de ISC, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I - A profilaxia com antibiótico deve ser realizada em até 60 minutos antes da incisão cirúrgica. II - A tricotomia deve ser realizada rotineiramente, utilizando clorexidina 2% e lâminas. III - Manter a normotermia do paciente durante todo período perioperatório previne ISC. IV - No preparo da pele, deve-se utilizar soluções alcoólicas com clorexidina ou iodo. V - A recomendação padrão para o banho pré-operatório é que seja realizado com clorexidina 2 horas antes da cirurgia. VI - Realizar vigilância de ISC por 30 dias em pacientes sem implantes e por 1 ano em pacientes com implantes.
Assinale a alternativa CORRETA.
Criança E.G.L,9 meses e 17 dias de idade, comparece com os pais à Unidade Básica de Saúde para consulta de puericultura com o enfermeiro. Ao verificar a carteira de vacinação, o enfermeiro confirma que as vacinas estão em dia. Sendo assim, esta criança deve ter recebido as seguintes vacinas até o momento:
Paciente M.J.J,47 anos, comparece à Unidade Básica de Saúde para realizar exame de rastreamento do câncer de colo de útero (Papanicolau). Ao verificar o histórico no prontuário da paciente, o enfermeiro constatou que a paciente realizou esse exame em dois anos consecutivos (2021 e 2022), com resultados negativos para neoplasia. Considerando as recomendações do Ministério da Saúde e do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), qual deve ser a conduta do enfermeiro?
A Lei nº 14.443 de 2022 altera a Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996, para determinar prazo para oferecimento de métodos e técnicas contraceptivas, bem como disciplinar condições para esterilização no âmbito do planejamento familiar. De acordo com a nova lei, é permitida a esterilização voluntária:
Vários estudos comparativos, entre homens e mulheres, têm comprovado o fato de que os homens são mais vulneráveis às doenças, sobretudo às enfermidades graves e crônicas, e que morrem mais precocemente que as mulheres. Muitos agravos poderiam ser evitados caso os homens realizassem, com regularidade, as medidas de prevenção primária. Sendo assim, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) foi instituída em 2009, com o objetivo de facilitar e ampliar o acesso da população masculina na faixa etária de: