Filtrar


Questões por página:
A um paciente de 56Kg, foi prescrito heparina SC de 12 em 12horas, durante 7 dias, na dose de 5.000UI, ou seja, uma ampola de 0,25ml a cada injeção. De quantas UI de heparina o paciente vai precisar para completar o tratamento? Qual o volume em ml que o paciente receberá considerando o tratamento completo? Quantas ampolas o paciente precisará para poder completar o tratamento?
Transforme 500ml de SG 10% em 500ml de SG5%. Como faremos a transformação, sabendo-se que também temos 250ml de AD?
Sobre a história da Ética na Enfermagem assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas:

( ) Surge com a criação do próprio curso, em 1923, no Rio de Janeiro.
( ) A formação ética na Enfermagem tem suas bases consolidadas e fundamentadas em profundo sentimento de religiosidade.
( ) Em 1925, o primeiro juramento de enfermagem não retrata forte traço de religiosidade, mas sim submissão que marcou e até se reflete na formação enfermeiros.
( ) Em 1958, aprovou o Primeiro Código de Ética para Enfermeiros pela ABEN com contribuição decisiva de um grupo de enfermeiros católicos.
( ) Em 1975 foi aprovado o Código de Deontologia em Enfermagem.
( ) Em 1993 foi reformulado o Código de Deontologia em Enfermagem, que foi denominado Código de Ética do Profissionais de Enfermagem.
( ) O CEPE foi reformulado posteriormente em 2000 e a resolução COFEN 311/2007 aprova a reformulação do mesmo.
Correlacione as colunas:
a) Dispneia b) Apneia c) Taquipneia d) Hipoventilação e) Bradipneia f) Hiperpnéia g) Respiração Cheyne-Stokes h) Hiperventilação i) Biot j) Kussmaul

( ) ausência de respiração; pode ser periódica, de modo que ocorrem respirações com períodos de apneia que duram (10 segundos ou mais)
( ) aumento da frequência e da profundidade; respiração difícil e semelhante à respiração arrame; tem relação com insuficiência renal e acidose metabólica.
( ) ciclo de ventilação com aumento da frequência e da profundidade até um determinado ponto, depois diminuição da frequência c da profundidade, seguido de um período de apneia (20 segundos ou mais), O ciclo da respiração dura aproximadamente 30 a 40 segundos antes de cada episódio de apnéia; tem relação com aumento da pressão intracraniana, insuficiência cardíaca congestiva, doença renal, meningite, e excesso de drogas.
( ) diminuição da frequência da respiração abaixo da frequência normal para o grupo etário.
( ) aumento da frequência e da profundidade das respirações.
( ) respiração difícil ou penosa pode acompanhar-se de outros sinais de dificuldade respiratória, por exemplo, batimento de asas nasais, retrações da pele em torno das costelas e acima e abaixo do esterno, respiração ruidosa, e aumento da frequência da respiração.
( ) aumento da profundidade da respiração, com frequência normal
( ) semelhante à respiração de Cheyne-Stokes, por causa dos períodos de apneia intermitentes; os episódios de respiração têm a mesma profundidade; tem relação com problemas do sistema nervoso central.
( ) diminuição da frequência e da profundidade das respirações.
( ) aumento da frequência da respiração acima da frequência normal para o grupo etário.

Analise as questões e diga se é verdadeiro ou falso conforme as competências privativas do enfermeiro.

I. Presidência do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica de saúde pública, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem.
II. Organização e direção dos serviços de enfermagem e de atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadora desse serviço.
III. Planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de enfermagem.
IV. Consultoria, auditoria emissão de parecer sobre matéria de enfermagem.
V. Consulta de enfermagem, Prescrição da assistência de enfermagem, Cuidados diretos ao cliente grave sem risco de vida.
VI. Cuidados de enfermagem sem complexidade técnica que não exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas.
VII. Participar do planejamento, execução e avaliação do programa de saúde e planos de saúde.
VIII. Prescrições dos medicamentos que fazem partem dos programas da saúde pública e rotina aprovada pela instituição de saúde.
IX. Participação em projetos de construção ou reforma de unidade de internação.
X. Prevenção, controle sistemático de infecção hospitalar e de doenças transmissíveis por contato.