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As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes nas aulas de Matemática. Em particular, o ensino de Geometria pode ser enriquecido com softwares de Geometria Dinâmica, possibilitando a construção de figuras planas e espaciais e permitindo abordagens que não são simples no modelo de ensino com lápis e papel. A vantagem específica que se destaca no uso de softwares de Geometria Dinâmica no ensino de Matemática é a possibilidade de

Para o desenvolvimento de habilidades de visualização espacial durante um curso de Geometria, podem ser usados material concreto e montagem e desmontagem de sólidos geométricos, como no exemplo a seguir. Considere um cubo maciço de 12 cm de aresta. Os cantos desse cubo são cortados por planos que interceptam as suas arestas em pontos que distam a cm dos vértices, sendo 0 < a ≤ 6.

Sobre o sólido que resta, é correto afirmar que



Os quatro círculos menores da figura acima são tangentes ao círculo maior e cada um deles é tangente a dois dos outros círculos menores. Qual é a razão entre o raio do círculo maior e o raio de cada um dos círculos menores?

Em um cubo de aresta a, a distância entre um vértice e o centro da face oposta é igual a
Considere um trapézio retângulo de bases B e b, e altura h. Seja x a distância entre o ponto de encontro das diagonais do trapézio e o lado perpendicular às bases. Nessas condições, o valor de x é dado por