Filtrar


Questões por página:


Considere um tanque de mistura encamisado, conforme apresentado na Figura ao lado, alimentado a partir de um reservatório. O tanque visa à equalização da corrente de entrada, bem como o aquecimento da mesma, de forma que é necessário o controle de temperatura mediante um fluido de aquecimento que passa através da camisa. A quantidade exigida na produção varia significativamente ao longo do mês, de acordo com necessidades de mercado, demandando da equipe de engenheiros e técnicos o ajuste das condições de acordo com a produção requerida.

Abaixo estão representadas, de forma simplificada, malhas de controle possíveis. Os símbolos L, F, T representam, respectivamente, Nível, Vazão e Temperatura. Os símbolos C e I representam, respectivamente, Controlador e Indicador.



Para modificações frequentes na quantidade processada, a(as)
Um trabalhador recebe ordem de serviço para inspeção de determinado equipamento localizado em espaço confinado.
Segundo a Norma Regulamentadora 33 (NR 33), o trabalhador deve

A Figura abaixo mostra um pêndulo simples que consiste em uma partícula que oscila sem atrito entre os pontos P e R.



Suponha que, em determinado momento, a partícula se solte do fio no ponto Q e percorra sem atrito até o solo a trajetória mostrada na Figura.
Qual é, aproximadamente, em m/s, o módulo da velocidade da partícula ao atingir o solo?

Dado
Aceleração da gravidade = 10,0 m/s2

Uma tubulação industrial de 100 metros em linha reta contém uma junta de expansão para reduzir a tensão devido à dilatação térmica. O coeficiente de dilatação térmica do material da tubulação é aproximadamente igual a 0,01 mm.m-1.K-1 . Na temperatura de 150°C, a junta de expansão sofre pressão e comprimi-se 75 mm.

Se a pressão de ruptura da junta de expansão é de 65 kgf/cm2, correspondendo a uma compressão de 215 mm, então, a temperatura máxima, em °C, que a tubulação pode atingir é de, aproximadamente,



A Figura acima ilustra o processo de geração de energia elétrica contínua por um fluido de trabalho em fase gás. O fluido absorve calor de uma fonte quente que consiste em vapor de água que se condensa isotermicamente. Em seguida, o fluido movimenta as pás de uma turbina, gerando trabalho elétrico. O calor do fluido é, então, rejeitado para uma fonte fria, que consiste em água fria. Em seguida, o fluido é comprimido, completando o ciclo. O calor retirado da fonte quente é 2500 kW.

Se a máquina térmica operasse com a máxima eficiência possível, então, a energia produzida, em kW, seria de aproximadamente,

Dado 0 °C ≈ 273 K