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Com base no Estatuto da Criança e dos Adolescentes (ECA), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A tutela pressupõe a prévia perda do poder familiar, mas nem sempre implicará o dever de guarda. ( ) A criança e o adolescente têm o direito de ser criados em suas famílias naturais, embora, em determinados momentos, possa ser necessária sua colocação em família substituta. ( ) A criança e o adolescente têm o direito de ser criados apenas suas famílias naturais. ( ) A guarda pressupõe a obrigação da prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou ao adolescente, e o seu detentor poderá opor-se a terceiros, destes excetuados os pais da criança ou do adolescente. ( ) Além de ser orientada pelo princípio do melhor interesse para a criança ou para o adolescente, a adoção deverá representar real vantagem para o adotando e fundar-se em motivos legítimos.
Nos termos da Resolução CNE/CEB nº 5/2009, Art.8º, a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso, exceto:
Conforme a Resolução CEB/CNE nº 5/2009, art.5º, § 6º, é considerada educação infantil em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, _____ horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a _____ horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
A utilização dos jogos e brinquedos em sala de aula é como objeto facilitador para a aprendizagem da criança. O jogo pode favorecer a socialização das crianças permitindo, por meio das atividades realizadas, a interação entre professor e aluno e entre os próprios alunos. Nesse sentido, não é correto afirmar que
As estratégias pedagógicas correspondem aos diversos procedimentos planejados e implementados por educadores com o objetivo de atingir seus objetivos de ensino. Elas envolvem métodos, técnicas e práticas exploradas como meios para acessar, produzir e expressar o conhecimento. No contexto da educação inclusiva, recomenda-se que o ponto de partida seja as singularidades do sujeito, com foco em suas