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Prefeitura de Brejetuba
Disciplina:
Geografia
LÍBIA É O QUARTO PRODUTOR DE PETRÓLEO DA ÁFRICA
Líder nacionalizou petróleo, limitou produção e criou a Companhia Nacional. Maior exportação é a países europeus como Itália, Alemanha e Espanha. A Líbia, membro da Organização de Países Produtores de Petróleo (Opep), é o quarto produtor de petróleo da África, depois da Nigéria, Argélia e Angola, com cerca de 1,8 milhão de barris diários e possui reservas avaliadas em 42 bilhões de barris.
Disponível em: < http://g1.globo.com/revoltaarabe/noticia/2011/02/libia-e-o-quarto-produtor-de-petroleo-da-africa.html>.
Sobre as potencialidades dos recursos naturais da África, entende-se que o continente tem como característica:
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Prefeitura de Brejetuba
Disciplina:
Conhecimentos Gerais
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Prefeitura de Brejetuba
Disciplina:
Geografia
A Geografia é uma área de conhecimento comprometida em tornar o mundo compreensível para os alunos, explicável e passível de transformações. Neste sentido, assume grande relevância dentro do contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em sua meta de buscar um ensino para a conquista da cidadania brasileira. As temáticas com as quais a Geografia trabalha na atualidade encontram-se permeadas por essa preocupação. (...) Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf
A produção acadêmica em torno da concepção de Geografia passou por diferentes momentos, gerando reflexões distintas acerca dos objetos e métodos do pensar e fazer geográfico. Em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os fundamentos que estruturam o ensino e aprendizagem de Geografia:
A produção acadêmica em torno da concepção de Geografia passou por diferentes momentos, gerando reflexões distintas acerca dos objetos e métodos do pensar e fazer geográfico. Em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os fundamentos que estruturam o ensino e aprendizagem de Geografia:
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Prefeitura de Brejetuba
Disciplina:
Geografia
“[A industrialização no tempo de Getúlio Vargas] teve como primeira característica (...) o surgimento de novos setores produtivos”. No lugar dos tradicionais ramos de tecidos, vestuário e produtos alimentícios, cresceriam, doravante, setores como a metalurgia, mecânica, cimento, material elétrico e transportes, além das indústrias químicas e farmacêuticas. Uma série de bens industriais que até aquele momento eram importados pelo país passaria, daí por diante, a ser produzidos internamente. A esse processo damos o nome de substituição de importações. Esta seria a 'marca registrada' da história da industrialização brasileira até meados da década de 1950. (...) O Estado seria o principal agente dessa transformação. (...) A principal tarefa agora era implantar um setor industrial que produzisse bens de produção [que servem para produzir outros bens. Por exemplo, fábricas de aço, máquinas, tratores, peças etc], isto é, um setor de indústrias de base ou pesadas. Somente com suas criações haveria chances de êxito para o processo de substituição de importações, sem o país precisar importar do exterior tudo o que necessitasse em matéria de equipamentos ou matérias-primas industriais (...). A burguesia brasileira não tinha condições de aplicar seus recursos nesse tipo de empreendimento. (...) O empresariado voltou-se para o Estado e dele exigiu uma postura intervencionista naqueles setores onde a iniciativa privada fosse insuficiente." (MENDONÇA, Sônia. A industrialização brasileira. São Paulo: Moderna,1996. pp.40-44)
Com a crise do modelo agrário-exportador, em fins de 1929, foram geradas diversas condições para o crescimento da indústria nacional. No que se refere à industrialização brasileira durante o governo de Vargas, é possível verificar que:
Com a crise do modelo agrário-exportador, em fins de 1929, foram geradas diversas condições para o crescimento da indústria nacional. No que se refere à industrialização brasileira durante o governo de Vargas, é possível verificar que:
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Prefeitura de Brejetuba
Disciplina:
Geografia
No dia 8 de dezembro de 1991, foi criada a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), cujo principal objetivo era estabelecer um sistema econômico e de defesa entre as nações. Os primeiros integrantes do bloco foram: a Rússia, a Bielorrússia e a Ucrânia. Posteriormente se integraram ao bloco, os seguintes países: Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Moldávia, Quirquistão, Tadjiquistão, Uzbequistão, além do Turcomenistão, que atualmente é um membro associado à CEI. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/(Modificado) https://www.google.com/search?q=CEI.&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj1hv_- ybzmAhXhJbkGHQZ9AdwQ_AUoAnoECA4QBA&biw=1242&bih=597#imgrc=mCnrDNvbK6qCVM:
Em relação ao processo que culminou na formação da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) podemos afirmar que:
Em relação ao processo que culminou na formação da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) podemos afirmar que: