Filtrar


Questões por página:
Os gêneros textuais são modelos comunicativos e fazem parte do nosso cotidiano. São orais e escritos e nos conduzem no processo comunicativo social. Cada gênero textual representa um recurso de comunicação que se estabelece de acordo com o contexto, ou seja, quem produz o texto, para quem o texto é criado, com que objetivo, caracterizando diferentes textos. Os gêneros textuais como: notícia, reportagem e entrevista podem ser considerados:
A aprendizagem é explicada como um insight, uma revelação, e pode ser entendida como uma organização súbita do campo perceptivo, a fim de configurar uma totalidade. O insight ocorre quando se percebe entre o estímulo e o campo. Dentre os diferentes modos de aprender segundo a Teoria da Gestalt, destacam-se:
O psicólogo francês Gérard Vergnaud, considerado uma referência na Didática da Matemática, desenvolveu importantes estudos relativos à Psicologia Cognitiva, sendo a Teoria dos Campos Conceituais o mais importante deles. Esta teoria tem por finalidade:
A avaliação na Educação Infantil, por não ter caráter de nota, pode ser feita com mais registros e acompanhamentos validando, a todo momento as pequenas alterações que ocorrem no desenvolvimento da criança. Para que a avaliação na Educação Infantil seja de qualidade, é preciso ressignificá-la em práticas pedagógicas eficazes. Com isso, a avaliação passa a ser:

A maioria das atividades na alfabetização deve ter caráter lúdico, que sem impor regras rígidas, permite atingir o objetivo maior: que as crianças se tornem crianças leitoras. O professor deve ter em mente a importância de atividades bem elaboradas no período da alfabetização. Sendo assim, as atividades devem ser trabalhadas obedecendo aos seguintes aspectos:


I- Destacar a necessidade de cada educando;

II- Criar textos inspirados em crônicas, poemas, cartas e histórias em quadrinhos;

III- O professor deve estar atento às atividades propostas nas diversas áreas;

IV- Criar músicas (letra e melodia) inspirando-se em diversos assuntos;

V- O professor precisa ter conhecimento e habilidades necessárias para perceber o desenvolvimento de cada educando.


Dos itens acima: