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A Arte-Educadora Ana Mae Barbosa é conhecida por criar a Abordagem Triangular, inicialmente conhecida como Projeto Arte na Escola. Sobre esse assunto, julgue as sentenças abaixo: I. O objetivo principal da Abordagem Triangular é facilitar a criação de obras de artes pelos alunos. II. A Abordagem Triangular não se refere a um modelo engessado, mas busca focar numa metodologia desenvolvida pelo próprio professor nas suas aulas práticas. III. A Abordagem Triangular apresenta os seguintes eixos estruturantes: a contextualização, a apreciação e a produção. Entre essas sentenças, a alternativa correta é a seguinte:

O ensino de Artes faz parte do currículo educacional brasileiro. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um motivo pelo qual o componente Artes faz parte do currículo escolar.
“O __________ é um estilo de pintura que foi desenvolvido no início do século XX. As pinturas mostram vários ângulos de um objeto ao mesmo tempo. Dois artistas principais, Pablo Picasso e Georges Braque, desenvolveram a técnica. Eles acreditavam que os pintores __________ apenas apresentar pontos de vista realistas de seus temas. Suas obras mostram as diferentes partes de pessoas e objetos, em diferentes planos.” Fonte (adaptada): www.escola.britannica.com.br A partir do texto acima, marque a alternativa que completa as lacunas corretamente.
Durante a Pré-História, os seres humanos retratavam, nas paredes das rochas e abrigos, cenas da vida cotidiana, bem como expressões simbólicas difíceis de serem decifradas. Sobre esse assunto, qual é o nome dado a essa manifestação artística?
Pesquisa sobre a Psicogêneses da língua escrita, constataram que as crianças ou os adultos analfabetos passavam por diferentes fases que vão da escrita pré-silábica, silábica e silábica alfabética. I. Pré-silábico: A criança pensa e só pode ler em desenhos, gravuras ou fotos, ou seja, ela valoriza as imagens gráficas. Usa o desenho para representar a escrita. A criança não entende que a escrita representa a fala, mais percebe que as palavras diferentes devem ser escritas de maneiras diferentes. II. Silábico: A criança tenta dar valor sonoro para a silaba, as letras não tem valor sonoro estável. Ela faz um vínculo entre a pronúncia e a escrita, associa a sílaba com uma letra. A criança considera que a escrita representa as partes sonoras da fala. Cada grafia traçada corresponde a uma sílaba pronunciada, podendo ser usadas letras ou outro tipo de grafia. III. Alfabética: As crianças fazem associações corretas entre a letra e o som (valor sonoro convencional). À medida que a criança entra em conflito, elas vão avançando dentro das suas hipóteses. Ao chegar nesta fase, a criança compreende que cada um dos caracteres da escrita corresponde a valores sonoros menores que a sílaba. Realiza, sistematicamente, a análise sonora dos fonemas das palavras que necessita escrever. Análise o conceito das fases da escrita acima, marque a(s) corretas: