Questões de Concurso
Filtrar
701 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 141
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
Leia o trecho do texto abaixo:
A aprendizagem acontece na… “interação do novo conhecimento com as informações já existentes, os chamados organizadores prévios, elementos estes que podem funcionar como uma "ponte cognitiva" entre o novo conhecimento e o que o aluno já conhece. Nesse processo de aprendizado, segundo Moreira (1990, p.11), a "nova informação interage com uma estrutura de conhecimento específica, definida como conceitos subsunçores, elementos existentes na estrutura do indivíduo". O subsunçor é uma estrutura específica por meio da qual uma nova informação pode se integrar ao cérebro humano, que é altamente organizado e detentor de uma hierarquia conceitual que armazena experiências prévias do aprendiz” (Gomes, RolfiCintas et al.,2010, p.700)
Qual teoria de aprendizagem o texto acima descreve?
A aprendizagem acontece na… “interação do novo conhecimento com as informações já existentes, os chamados organizadores prévios, elementos estes que podem funcionar como uma "ponte cognitiva" entre o novo conhecimento e o que o aluno já conhece. Nesse processo de aprendizado, segundo Moreira (1990, p.11), a "nova informação interage com uma estrutura de conhecimento específica, definida como conceitos subsunçores, elementos existentes na estrutura do indivíduo". O subsunçor é uma estrutura específica por meio da qual uma nova informação pode se integrar ao cérebro humano, que é altamente organizado e detentor de uma hierarquia conceitual que armazena experiências prévias do aprendiz” (Gomes, RolfiCintas et al.,2010, p.700)
Qual teoria de aprendizagem o texto acima descreve?
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
Considerando o relato acima, assinale a alternativa que descreve um olhar multidimensional sobre o processo de inclusão escolar:
Disciplina:
Pedagogia
Leia o trecho abaixo:
A função simbólica consiste na capacidade que a criança adquire de diferenciar significantes e significados. Por meio de suas manifestações, a criança torna-se capaz de representar um significado (objeto, acontecimento) através de um significante diferenciado e apropriado para essa representação. (Piaget,1975) Dessa forma, a criança [...] passa a contar com a possibilidade de representar as ações, as situações e os fatos de vida dela, ao manifestá-las por meio da construção da imagem mental, imitação diferida, jogo simbólico, linguagem e desenho. (Unzun de Freitas,2010, p.146)
Numa perspectiva piagetiana, quando surgem, de forma significativa e característica, as manifestações da função simbólica?
A função simbólica consiste na capacidade que a criança adquire de diferenciar significantes e significados. Por meio de suas manifestações, a criança torna-se capaz de representar um significado (objeto, acontecimento) através de um significante diferenciado e apropriado para essa representação. (Piaget,1975) Dessa forma, a criança [...] passa a contar com a possibilidade de representar as ações, as situações e os fatos de vida dela, ao manifestá-las por meio da construção da imagem mental, imitação diferida, jogo simbólico, linguagem e desenho. (Unzun de Freitas,2010, p.146)
Numa perspectiva piagetiana, quando surgem, de forma significativa e característica, as manifestações da função simbólica?
Disciplina:
Pedagogia
Leia o trecho abaixo:
“Diversas teorias foram oferecidas para explicar o desenvolvimento da linguagem. Duas primeiras explicações ambientais, uma baseada na imitação e uma no reforço, foram largamente rejeitadas. Mais recentemente, a ênfase tem sido dada tanto à qualidade útil da forma mais simples de linguagem de adulto-para-criança, chamada manhês ou fala dirigida ao bebê, quanto ao papel de expansão e remodelação das frases das crianças.” (Bee e Boyd,2011, p.251)
Sobre o manhês, assinale a alternativa que NÃO DESCREVE ADEQUADAMENTE o referido conceito.
“Diversas teorias foram oferecidas para explicar o desenvolvimento da linguagem. Duas primeiras explicações ambientais, uma baseada na imitação e uma no reforço, foram largamente rejeitadas. Mais recentemente, a ênfase tem sido dada tanto à qualidade útil da forma mais simples de linguagem de adulto-para-criança, chamada manhês ou fala dirigida ao bebê, quanto ao papel de expansão e remodelação das frases das crianças.” (Bee e Boyd,2011, p.251)
Sobre o manhês, assinale a alternativa que NÃO DESCREVE ADEQUADAMENTE o referido conceito.
Disciplina:
Pedagogia
No que se refere à compreensão do desenvolvimento do Ciclo de Vida, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.