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Durante a chamada “Partilha Europeia da África” (1880-1914), apenas dois países do continente africano se mantiveram independentes. São eles:
“Após o século XIV, dominado pela figura notável do mansa Kanku Musa, o Mali entrou num período de declínio gradual. Os séculos XV e XVI foram marcados pela mudança progressiva do centro de interesse do império para o oeste”. (IN: Silvério, Valter Roberto. Síntese da Coleção História Geral da África: Pré-história ao século XVI / coordenação de Valter Roberto Silvério e autoria de Maria Corina Rocha, Mariana Blanco Rincón, Muryatan Santana Barbosa. Brasília: UNESCO, MEC, UFSCar,2013, p.451)
Sobre esse período da história do Império do Mali, analise as afirmativas abaixo:
I - Após o século XIV, as relações do Mali com a África setentrional se deterioraram, em consequência da célebre peregrinação do mansa Kanku Musa a Meca.
II - Enquanto o monopólio comercial muçulmano permanecia intacto nos demais países do sul do Saara, o comércio do Mali, a partir de meados do século XV voltou-se parcialmente para o litoral.
Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:
“Dois fatores explicam, basicamente, tanto a estrutura social quanto a história da Núbia no período cristão: de um lado, a decadência do Reino de Méroe, que ocupara o território do século III antes da Era Cristã até o século III da Era Cristã; de outro, a romanização e posterior cristianização do Egito, seu vizinho do norte”. (IN: Silvério, Valter Roberto. Síntese da Coleção História Geral da África: Pré-história ao século XVI / coordenação de Valter Roberto Silvério e autoria de Maria Corina Rocha, Mariana Blanco Rincón, Muryatan Santana Barbosa. Brasília: UNESCO, MEC, UFSCar,2013, p.213)
Em relação a cristianização do Reino da Núbia, assinale a alternativa correta:
Segundo a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, artigo 26, “os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos”. Em relação aos currículos, conforme a LBD, é incorreto afirmar:
De acordo com a LEI Nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências, artigo 53, “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes”, exceto: