Filtrar


Questões por página:

Julgue o item que se segue.


Considere o seguinte problema: Carlos vai fazer aniversário e, para cada amigo que comparecer à sua festa, ele vai distribuir 3 balões. Considerando que ele comprou 18 balões, quantos amigos Carlos pode convidar para a festa? Esse problema pode ser descrito como um problema de divisão em quotas.


Julgue o item que se segue.


A documentação pedagógica representa um processo próprio de pedagogias participativas que se assentam na competência autoral e comunicativa de adultos e de crianças sensíveis na constituição de práticas educativas significativas, propiciadoras de aprendizagens experenciais crescentemente ampliadas. Nesse sentido, é possível afirmar que a estratégia da documentação pedagógica se converte em uma ferramenta poderosa na reconstrução de significados no ambiente educacional.


Julgue o item que se segue.


O reconhecimento de que o paradigma fragmentador esgotou sua possibilidade de continuar a contribuir para o desenvolvimento da humanidade é visto como sendo possível, a partir de uma visão dialética entre dimensões polares. Emerge, portanto, no quadro referencial dessa ideia, a necessidade, no contexto da sala de aula, da segregação entre a teoria e a prática, o conteúdo e a realidade, a objetividade e a subjetividade, o ensino e a avaliação, os meios e os fins, dentre muitos dos múltiplos fatores integrantes do processo pedagógico.


Julgue o item que se segue.

A Base Nacional Comum Curricular e os currículos têm papéis complementares para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, uma vez que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação.

Julgue o item que se segue.


A cadeia alimentar é uma sequência de organismos em que um serve de alimento para o outro, a partir do produto. Nos ecossistemas se estabelecem muitas cadeias alimentares, que se entrelaçam formando uma rede ou teia alimentar. Ela representa as várias maneiras em que a energia contida no alimento flui pela comunidade ecológica. Em uma região, por exemplo, insetos herbívoros são capturados por sapos. Ao mesmo tempo, as cobras alimentaram-se dos sapos que, por sua vez, servem de alimento para gaviões. Os gaviões, quando morrem, servem de alimento para urubus. Os seres detritívoros completam a cadeia alimentar.