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Os movimentos reivindicatórios de mudanças políticas no Brasil com vistas à democratização da sociedade têm seu ponto alto com o surgimento do novo sindicalismo brasileiro a partir das greves dos metalúrgicos do ABC e dos jornalistas no final dos anos 70. Em paralelo, cresce a mobilização dos jornalistas sob a liderança da Fenaj por uma mudança substancial na política de concessões. Em 1984, é criada a Frente Nacional por Políticas Democráticas da Comunicação, com a participação de jornalistas, sindicalistas, parlamentares e de outros segmentos sociais interessados na democratização do setor. Em 1986, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC criou a TV dos Trabalhadores e começou a registrar em vídeo suas lutas.
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Sobre a relevância e o papel do planejamento nas relações didáticas, podemos afirmar que estudos e pesquisas sobre o ambiente da escola e os conteúdos curriculares impulsionam uma especialização nas discussões da área da Didática, gerando a necessidade de se abordar Didáticas de Conteúdo Específicos, sobretudo por meio dos ENDIPES (Encontros Nacionais de Didática e Prática de Ensino). Propostas de progressão curricular, cursos de mestrado, doutorado e pesquisas acadêmicas geram a necessidade de repensar a própria formação docente como um processo contínuo e não-linear.
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Durante o período colonial brasileiro, a economia era baseada na agricultura de subsistência e a indústria era praticamente inexistente.

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As lutas pela Independência do Brasil foram impulsionadas por volta de 1808 com a mudança da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, fugindo das tropas bonapartistas, e a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal, em 1815, além de outras mudanças sociais e políticas relacionadas. Se por um lado, a vida da corte para o Brasil trouxera maior autonomia e unidade para a colônia, por outro lado, estabeleceu uma força de coerção mais poderosa contra as mobilizações populares, reforçando a repressão e proporcionando vínculos mais fortes entre a corte e a elite portuguesa na colônia e as novas elites brasileiras.
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Sobre a dinâmica social e política da pandemia de COVID-19 no Brasil, é correto afirmar que o país enfrentou graves dificuldades sociais em função da suspensão de serviços e das restrições à circulação da população. Esse fenômeno afetou a renda das famílias e exigiu do Governo Federal a adoção de medidas de apoio econômico, fornecendo auxílio financeiro à população, assim como foi feito em outros países.