Filtrar


Questões por página:
Em “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa”, Paulo Freire faz considerações importantes sobre o “pensar certo”. De acordo com essa obra, analise as afirmativas a seguir e assinale com (V) as VERDADEIRAS e com (F) as FALSAS.
I - ( ) É próprio do pensar certo a disponibilidade ao risco, a aceitação do novo que não pode ser negado ou acolhido só porque é novo, assim como o critério de recusa ao velho não é apenas o cronológico. O velho que preserva sua validade ou que encarna uma tradição ou marca uma presença no tempo continua novo.
II - ( ) Faz parte do pensar certo a rejeição mais decidida a qualquer forma de discriminação. A prática preconceituosa de raça, de classe, de gênero nega radicalmente a democracia.
III - ( ) Ensinar a pensar certo não é uma experiência em que ele – o pensar certo – é tomado em si mesmo e dele se fala ou uma prática que puramente se descreve. O pensar certo é algo que se faz e que se vive enquanto dele se fala com a força do testemunho.
IV - ( ) O pensar certo não requer entendimento, uma vez que o entendimento, do ponto de vista do pensar certo, não é transferido, mas consolidado hierarquicamente. Um pensar certo hierárquico, dessa forma, será sempre corretamente submetido aos cuidados alienadores.
Assinale a sequência CORRETA.
De acordo com Cury (2022), as muitas vezes em que o termo todos comparece na Constituição, na sua maior parte, ele se refere, ora aos cidadãos, ora às pessoas humanas. Pelos fundamentos, objetivos e princípios elencados nos primeiros artigos da Constituição Federal de 1988 e pelo bloco de constitucionalidade, deve-se, pois, considerar o todos como referencial de inclusão nos direitos e garantias constitucionais.
Nesse sentido, o autor faz distinções entre o pronome todos e o adjetivo comum em alguns dispositivos legais. A partir dessas distinções, assinale a alternativa INCORRETA.
Gonçalves (2015) faz caracterizações importantes sobre a Extensão Universitária. Com base na leitura do texto “Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário”, assinale a alternativa CORRETA.
O texto “Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário”, de Nadia Gaiofatto Gonçalves (2015), apresenta indicações importantes sobre o princípio da indissociabilidade na Universidade. Com base na leitura desse texto, assinale a alternativa INCORRETA.
O Censo da Educação Superior é uma pesquisa estatística aplicada pelo INEP, anual e declaratória, realizada em todo o Brasil por meio de coleta descentralizada de dados em instituições de educação superior (IES).
De acordo com o Resumo Técnico do Censo da Educação Superior (INEP,2022), assinale a alternativa que expressa CORRETAMENTE características do Censo Superior de 2020.