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Concurso:
Prefeitura de General Sampaio - CE
Disciplina:
Pedagogia
Ao longo da segunda metade do século XX, por conta do avanço do capitalismo, o aumento da industrialização e urbanização, o número de mulheres trabalhadoras, não apenas operárias, cresceu ainda mais. As creches e parques infantis começaram a atender as crianças em período integral e, em 1961, com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 4.024/61), os jardins-de-infância passaram a fazer parte do sistema de ensino. (Cardoso e Fragelli,2012, p.16).
Segundo a Lei nº 4.024/61, assinale a alternativa correta.
Segundo a Lei nº 4.024/61, assinale a alternativa correta.
Concurso:
Prefeitura de General Sampaio - CE
Disciplina:
Pedagogia
O desenvolvimento cerebral que permitirá a aprendizagem ao longo da vida se inicia na gestação e tem especial relevância durante a primeira infância. Sobre essa temática, analise os itens abaixo:
I. No período intrauterino, o cérebro começa a se desenvolver entre a segunda e a terceira semana após a concepção, seguindo com a formação das primeiras células cerebrais, os neurônios e das conexões entre os neurônios, chamadas sinapses.
II. Por meio de um processo chamado “sinaptogênese”, o número de sinapses entre os neurônios se multiplica, chegando a 700 novas conexões por segundo, em algumas regiões cerebrais, no segundo ano de vida.
III. Após o período de desenvolvimento inicial, o cérebro ainda pode se modificar e, na verdade, o faz constantemente em resposta à experiência e aos estímulos aos quais está exposto; chamamos essa característica de plasticidade cerebral.
IV. O processo de desenvolvimento dos circuitos neuronais ocorre gradualmente sobre aqueles já estabelecidos; daí a importância da formação dos circuitos fundamentais nos primeiros anos de vida para o desenvolvimento futuro.
Mediante a análise dos itens acima, assinale a alternativa correta.
I. No período intrauterino, o cérebro começa a se desenvolver entre a segunda e a terceira semana após a concepção, seguindo com a formação das primeiras células cerebrais, os neurônios e das conexões entre os neurônios, chamadas sinapses.
II. Por meio de um processo chamado “sinaptogênese”, o número de sinapses entre os neurônios se multiplica, chegando a 700 novas conexões por segundo, em algumas regiões cerebrais, no segundo ano de vida.
III. Após o período de desenvolvimento inicial, o cérebro ainda pode se modificar e, na verdade, o faz constantemente em resposta à experiência e aos estímulos aos quais está exposto; chamamos essa característica de plasticidade cerebral.
IV. O processo de desenvolvimento dos circuitos neuronais ocorre gradualmente sobre aqueles já estabelecidos; daí a importância da formação dos circuitos fundamentais nos primeiros anos de vida para o desenvolvimento futuro.
Mediante a análise dos itens acima, assinale a alternativa correta.
Concurso:
Prefeitura de General Sampaio - CE
Disciplina:
Pedagogia
“Atualmente, as crianças têm sido marcadas pela principal atividade infantil, “o brincar”, que tem se demonstrado relevante na formação das mesmas, sendo uma estratégia de ensinar e aprender, pois demonstra características comportamentais fundamentais para a faixa etária na qual seja desenvolvida.” (Louchard e Louchard,2015, p.16).
Sobre a ludicidade no processo de ensino-aprendizagem infantil, assinale a alternativa correta.
Sobre a ludicidade no processo de ensino-aprendizagem infantil, assinale a alternativa correta.
Concurso:
Prefeitura de General Sampaio - CE
Disciplina:
Pedagogia
“A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.” (Lei nº 9.394/1996).
A educação básica engloba
A educação básica engloba
Concurso:
Prefeitura de General Sampaio - CE
Disciplina:
Pedagogia
A Portaria MEC nº 357, de 17 de maio de 2022, instituiu o Programa Primeira Infância na Escola com a finalidade de promover, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, iniciativas que elevem a qualidade da educação infantil e potencializem o desenvolvimento integral das crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos de idade. Constitui um princípio do Programa Primeira Infância na Escola