Questões de Concurso
Filtrar
30 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 6
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Itajaí - SC
Disciplina:
Não definido
A Base Nacional Comum Curricular - BNCC propõe um novo papel para a Matemática, que vai além dos cálculos, fórmulas e da interpretação quantitativa do mundo ao nosso redor. O foco está no letramento matemático dos estudantes.
Nesse contexto, analise as afirmações que seguem:
I. O letramento matemático envolve o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, representação, comunicação e argumentação, para que os alunos possam agir de maneira ativa em diferentes situações.
II. O letramento matemático inclui tanto expressar suas opiniões sobre uma questão específica quanto buscar meios de investigar possíveis soluções. A formação no Ensino Fundamental também prevê o uso de conceitos e ferramentas matemáticas para formular e resolver problemas, dentro e fora da escola.
III. Os processos matemáticos são considerados tanto como conteúdo quanto como método de ensino, possibilitando o desenvolvimento de competências específicas que a Base Nacional Comum Curricular estabelece como essenciais para todos os alunos.
Está CORRETO o que se afirma em:
Nesse contexto, analise as afirmações que seguem:
I. O letramento matemático envolve o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, representação, comunicação e argumentação, para que os alunos possam agir de maneira ativa em diferentes situações.
II. O letramento matemático inclui tanto expressar suas opiniões sobre uma questão específica quanto buscar meios de investigar possíveis soluções. A formação no Ensino Fundamental também prevê o uso de conceitos e ferramentas matemáticas para formular e resolver problemas, dentro e fora da escola.
III. Os processos matemáticos são considerados tanto como conteúdo quanto como método de ensino, possibilitando o desenvolvimento de competências específicas que a Base Nacional Comum Curricular estabelece como essenciais para todos os alunos.
Está CORRETO o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Itajaí - SC
Disciplina:
Não definido
Durante uma aula de geometria, a professora pediu aos alunos para resolverem um problema envolvendo um polígono em que as medidas dos lados, expressas em metros, são números inteiros que estão em progressão aritmética (PA).
O polígono tem um perímetro de 40 metros e os alunos devem descobrir o maior número de lados que esse polígono pode ter.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a resposta que deve ser encontrada pelos alunos.
O polígono tem um perímetro de 40 metros e os alunos devem descobrir o maior número de lados que esse polígono pode ter.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a resposta que deve ser encontrada pelos alunos.
Concurso:
Prefeitura de Itajaí - SC
Disciplina:
Não definido
Durante uma atividade de geometria na escola, um professor pediu que os alunos analisassem um triângulo retângulo que possuía uma hipotenusa medindo 10 cm e um dos catetos medindo 6 cm.
Caso o tamanho de cada uma dessas medidas fosse dobrado, quais seriam as medidas dos catetos do novo triângulo?
Caso o tamanho de cada uma dessas medidas fosse dobrado, quais seriam as medidas dos catetos do novo triângulo?
Concurso:
Prefeitura de Itajaí - SC
Disciplina:
Não definido
Os diferentes campos da Matemática estão organizados na Base Nacional Comum Curricular - BNCC por unidades temáticas. São elas: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística.
Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que:
Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que:
Concurso:
Prefeitura de Itajaí - SC
Disciplina:
Não definido
A Matemática é uma área do conhecimento que surgiu e evoluiu com base nos problemas que o ser humano enfrenta. Assim, sua essência está na resolução de problemas. Portanto, para ensiná-la, não basta apenas conhecer seu conteúdo; é fundamental incentivar a criatividade e envolver os alunos no processo de resolução.
Nesse contexto, considere as afirmativas apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) A resolução de problemas é um método eficaz tanto para desenvolver o raciocínio quanto para motivar os estudantes no aprendizado da Matemática. O ensino pode ser enriquecido por meio de desafios e problemas interessantes que possam ser explorados, e não apenas resolvidos de forma automática.
(__) Na aprendizagem da Matemática, problemas são essenciais, pois permitem ao aluno se confrontar com questionamentos e pensar por si mesmo, promovendo o raciocínio lógico ao invés do simples uso de regras memorizadas.
(__) Abordar conceitos, ideias e métodos pela perspectiva da resolução de problemas ainda é algo desconhecido por muitos. Quando aplicada na prática escolar, a abordagem da resolução de problemas é muitas vezes tratada de maneira isolada, como uma atividade paralela, baseada em listas de problemas cuja resolução depende principalmente da memorização de técnicas ou métodos.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Nesse contexto, considere as afirmativas apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) A resolução de problemas é um método eficaz tanto para desenvolver o raciocínio quanto para motivar os estudantes no aprendizado da Matemática. O ensino pode ser enriquecido por meio de desafios e problemas interessantes que possam ser explorados, e não apenas resolvidos de forma automática.
(__) Na aprendizagem da Matemática, problemas são essenciais, pois permitem ao aluno se confrontar com questionamentos e pensar por si mesmo, promovendo o raciocínio lógico ao invés do simples uso de regras memorizadas.
(__) Abordar conceitos, ideias e métodos pela perspectiva da resolução de problemas ainda é algo desconhecido por muitos. Quando aplicada na prática escolar, a abordagem da resolução de problemas é muitas vezes tratada de maneira isolada, como uma atividade paralela, baseada em listas de problemas cuja resolução depende principalmente da memorização de técnicas ou métodos.
Assinale a alternativa com a sequência correta: