Filtrar


Questões por página:
São funções esperadas em um Psicólogo Especialista em Psicologia do Tráfego:
I. Elaborar e implementar ações de engenharia e de operação de tráfego, como o plano diretor de cidades.
II. Avaliar familiares de envolvidos em acidentes de trânsito a fim de verificar possíveis correlações que possam ser hereditárias no ato de conduzir um veículo automotor.
III. Propiciar cuidados e profilaxias da saúde mental de condutores profissionais de empresas ou autônomos.
IV. Atuar como perito ou avaliador especialista em exames de habilitação, reabilitação ou readaptação profissional de condutores.
V. Garantir a qualidade editorial do material utilizado na avaliação psicológica, e informar seu respectivo Conselho Regional de Psicologia e o Conselho Federal de Psicologia sobre testes psicológicos comercializados acima do valor de mercado.
VI. Identificar traumas e fobias relacionadas a tráfego e a meios de transporte com a finalidade de oferecer suporte psicológico e encaminhamentos necessários.
Está correto o que consta de
Para que um teste psicológico seja reconhecido para uso profissional de psicólogos, deve possuir consistência técnico-científica e atender requisitos mínimos obrigatórios. São alguns desses requisitos:
I. Pertinência teórica e qualidade técnica dos estímulos utilizados. II. Referências bibliográficas de acordo com as normas ABNT. III. Evidências empíricas de validade. IV. Número mínimo de páginas, que atestem a qualidade. V. Sistema de interpretação dos escores.
Está correto o que consta de
São traços de personalidade que devem ser avaliados obrigatoriamente na perícia psicológica no contexto do trânsito:
Considerando um estudo de delineamento experimental sobre o comportamento de dirigir sob efeito de sono, é correto afirmar que
De acordo com a Resolução CONTRAN nº 425/2012, que dispõe sobre o exame de aptidão física e mental, a avaliação psicológica e o credenciamento das entidades públicas e privadas, os resultados possíveis decorrentes do processo de avaliação psicológica são:
I. Apto: quando apresentar desempenho condizente para a condução de veículo automotor.
II. Inapto temporário: quando não apresentar desempenho condizente para a condução de veículo automotor, porém passível de adequação.
III. Apto temporário: quando apresentar desempenho condizente para a condução de veículo automotor, porém com probabilidade de envolvimento em acidente.
IV. Inapto: quando não apresentar desempenho condizente para a condução de veículo automotor.
V. Inapto definitivo: quando o desempenho apresentado mostra que o candidato nunca terá condição de dirigir veículo automotor.
Está correto o que consta de