Questões de Concurso
Filtrar
3.067 Questões de concurso encontradas
Página 218 de 614
Questões por página:
São ações de inclusão assistiva em bibliotecas, EXCETO:
O uso das tecnologias assistivas em unidades de informação é de fundamental importância, inclusão e democratização do acesso à informação, incentivando o desenvolvimento das potencialidades de cada indivíduo com deficiência.
A partir dos conceitos apresentados sobre tecnologias assistivas, relacione as informações da coluna da esquerda com as da direita, numerando os parênteses:
(1) NVDA
(2) JAWS
(3) Lupa Eletrônica
(4) Sintetizador de voz
(5) Audiolivro
(6) Scannerização
( ) Processo de produção artificial de voz humana, que pode ser implementado em software ou hardware.
( ) Tecnologia de copiagem de documentos, com palavras, números ou imagens, transformando-os em entradas de dados para os sistemas de informação.
( ) Gravação do conteúdo de um livro lido em voz alta em suportes informacionais diversificados, como o MP3, o WMA.
( ) Software para acessibilidade de pessoas com deficiência visual, composto por um sistema que lê as informações dispostas na tela e por um sintetizador de voz, para reconhecer comandos executados pelo usuário.
( ) Programa utilizado por deficientes visuais, que realiza a leitura da tela para obter resposta do computador por meio do som.
( ) Permite a ampliação da imagem entre 10x e 80x através de sistema manual de ajuste de aumento da imagem e do foco.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Segundo a Free Software Foundation (Fundação para o Software Livre), é considerado livre qualquer programa que pode ser copiado, usado, modificado e redistribuído de acordo com as necessidades de cada usuário.
Como gestor de uma biblioteca de acesso público, quais fatores o levariam a optar pela implantação de um sistema de informação baseado em software livre?
I. Análise da Interoperabilidade do software com os sistemas preexistentes, verificando quais padrões utilizados e qual a necessidade de novos investimentos para adequação do parque tecnológico.
II. Envolvimento das equipes de TI e Biblioteca na construção de um software que atenda a todas as necessidades de segurança da biblioteca, observando os aspectos de segurança dos softwares livres nacionais, a partir de atributos como confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação.
III. Aquisição de um software livre representa um custo menor, que pode compensar a falta de garantias e de um suporte técnico, viabilizando sua implantação e operacionalização.
IV. A inclusão social é um fator determinante na avaliação de um software. Portanto, o bibliotecário deverá estar atento se o software atende os requisitos de acessibilidade, observando os tipos de deficiência e os recursos utilizados para atender a essa demanda em bibliotecas e centros de informação. Outro ponto a ser analisado é a interoperabilidade dos periféricos disponíveis ao sistema existente.
V. A customização de um sistema pode gerar vantagem competitiva no mercado. O envolvimento da equipe da biblioteca no processo de desenvolvimento facilitará a aceitação do sistema, facilitando o processo de implantação e treinamento dos usuários. Essa construção compartilhada será um fator de impacto na avaliação e no compartilhamento do software.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
Com a proposta de promover a geração, a custódia e a distribuição de informações, a biblioteca digital assume o compromisso de assegurar a preservação e o acesso aos materiais sob sua gestão e guarda, entendendo-se, neste caso, como preservação não somente a retenção do objeto, mas a habilidade de compreender e recriar o formato original do objeto ou sua função, assegurando sua autenticidade e acessibilidade.
NÃO corresponde aos objetivos de uma política de preservação de acervos digitais:
A função seleção é da maior importância em bibliotecas, pois implementa o que está formalizado na política de seleção. É, também, uma das funções responsáveis pela formação e pelo desenvolvimento das coleções que comporão o acervo, quanto à forma e ao conteúdo.
É CORRETO afirmar que: