Filtrar


Questões por página:
A dança enquanto conteúdo de aprendizagem em aulas de Educação Física deve desenvolver, nos alunos, diferentes habilidades. As assertivas abaixo destacam algumas dessas habilidades. Assinale a afirmativa considerada INCORRETA:
O reconhecimento do esporte como um fenômeno social contemporâneo estimula reflexões sobre o seu tratamento como um conteúdo curricular escolar. Nesse sentido, na atualidade, diferentes estudos têm mostrado a importância de os alunos não só explorarem, vivenciarem e experimentarem o maior número possível de jogos, mas, também, de aprenderem o que está antes, por trás e além do jogo. Assim, nas aulas de Educação Física devem ser tratadas as seguintes visões de esporte, EXCETO:
O estudo e a vivência da Ginástica envolvem o conhecimento entre as diferentes formas de exercitar e conhecer o próprio corpo. Por isso, ela deve ser problematizada e vivenciada nas aulas de Educação Física. Na 1ª coluna estão destacados alguns tópicos que podem ser tratados no eixo temático. Associe as habilidades esperadas da 2ª coluna com os referidos tópicos.

1 Importância da Ginástica e dos exercícios físicos na vida dos sujeitos ( ) Identificar a influência da mídia na prática das atividades físicas
2 Cuidados durante a prática de atividade física: hidratação, ( ) Vivenciar diferentes movimentos ginásticos vestuário, alimentação, dentre outros
3 A padronização dos gestos nas atividades físicas ( ) Compreender como hábitos alimentares saudáveis contribuem, juntamente com a prática de atividade física, para a melhoria da saúde dos sujeitos
4 Características e fundamentos da Ginástica Geral, ( ) Identificar as alterações orgânicas que Ginástica de Solo e Movimentos Acrobáticos. ocorrem no corpo durante e depois da atividade física

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Pensar a Educação Física como componente curricular é pensar que ela possui uma especificidade de conhecimentos a serem ensinados e aprendidos na escola. Bracht (1997), analisando o objeto da Educação Física, explicita as seguintes possibilidades:
I. Atividade física esportiva – defende o desenvolvimento de aptidões físicas, tendo como matriz as ciências biológicas, sem considerar a influência histórica e social. II. Movimento humano – considera o movimento humano como objeto graças à absorção do discurso da aprendizagem motora, do desenvolvimento motor e da psicomotricidade. III. A cultura corporal de movimento – o movimentar-se é entendido como uma forma de comunicação com o mundo, como uma forma de linguagem.

Estão CORRETAS as proposições:
Dentre os objetivos da Educação Física escolar voltados a uma educação para um estilo de vida ativo, é INCORRETO o que se encontra em: