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Sobre os modelos de fornecimento de serviços, presentes no ciclo de vida de serviços, avalie as seguintes modalidades apresentadas na sequência e verifique a sua correção e pertinência ao fornecimento de serviços.
I. Terceirização ocorre quando a organização transfere o fornecimento dos serviços de TI para um Provedor de Serviços Externo. Este modelo pode ser terceirização total (full outsourcing) ou pode mesclar atividades parciais de desenho, transição e operação dos serviços de TI, interna e externa, de acordo com cada contrato (multisourcing).
II. Terceirização de Processos de Negócio, ou BPO (Business Process Outsourcing), envolve a terceirização não somente de um serviço, mas de uma cadeia de processos que pode entregar vários serviços aos clientes.
III. Provedor de Serviço de Aplicativo, em que os serviços de TI em forma de software podem ser acessados e executados dentro de um Provedor de Serviços Externo, pelo uso da rede ou Internet. Exemplos podem ser provedores de serviços de e-mail ou contratações como SaaS (Software as a Service) (Software como um serviço).
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O SCRUM tem uma adoção bastante significativa na indústria de desenvolvimento de software e procura viabilizar que pessoas possam tratar e resolver problemas complexos e adaptativos, enquanto produtiva e criativamente entregam produtos com mais alto valor possível. Avalie as seguintes afirmações:
I. Segundo o Guia do Scrum, mantido pelos autores Ken Schwaber e Jeff Sutherland (2016), o Scrum é um processo ágil de desenvolvimento de software que integra eventos, papéis e artefatos, sendo originado a partir do empirismo e contempla os seguintes pilares: transparência, inspeção e restrospectiva.
II. Nas abordagens de desenvolvimento ágeis, o conceito de pronto é utilizado para definir o entendimento comum sobre um item de backlog, ou um incremento, e representa o entendimento compartilhado e homogêneo entre todos os times Scrum do que significa o trabalho estar completo, assegurando a transparência.
III. A reunião diária do Scrum é um evento de tempo fixo para que o Time de Desenvolvimento possa sincronizar as atividades e criar um plano de curto prazo. O objetivo é inspecionar o trabalho desde a última reunião e prever o trabalho a ser feito antes da próxima reunião. O Scrum Master deve assegurar que a reunião ocorra e que seja mantida no tempo, mas o time de Desenvolvimento é responsável pela sua condução.
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Segundo a norma ISO NBR 10.006, projeto é um “processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos”. Avalie as assertivas a seguir.
I. Projetos de grande porte ou que endereçam sistemas e serviços de missão crítica das organizações podem desempenhar esforços de trabalho contínuo, repetindo suas fases com caráter permanente, evoluindo o mesmo produto ou fornecendo um serviço repetitivo.
II. A criação da WBS (Work Breakdown Structure) ou Estrutura Analítica do Projeto — EAP subdivide entregas e o trabalho do projeto em componentes menores e gerenciáveis. Quando esses componentes menores chegam ao nível de pacotes de trabalho, a EAP está pronta. Uma das formas de criar a WBS ou EAP é utilizando as fases do ciclo de vida do projeto no primeiro nível, seguido pelos produtos e entregas nos níveis inferiores.
III. Portfólios de Projetos são grupos de projetos relacionados e gerenciados de forma coordenada, podendo usar as mesmas técnicas e podendo compartilhar recursos. Quando os projetos são gerenciados coletivamente dentro de um portfólio, é possível obter benefícios que não existiriam se os referidos projetos fossem gerenciados individualmente.
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O COBIT 5 fornece orientações da ISACA sobre governança corporativa e gestão de TI e é baseado na evolução decorrente da aplicação prática do COBIT por muitas organizações e usuários das comunidades de negócios, TI, risco, segurança e garantia. Considerando o “Modelo Corporativo para Governança e Gestão de TI da Organização” do COBIT 5, avalie as seguintes assertivas.
I. A qualidade intrínseca reflete o quanto os habilitadores do COBIT 5 e seus resultados cumprem a meta levando-se em consideração o contexto em que operam.
II. A gestão é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, execução e monitoramento das atividades em consonância com a direção definida pelo órgão de governança a fim de atingir os objetivos corporativos.
III. A forma proposta pelo COBIT 5 para avaliar se o processo atinge seus objetivos, avaliando os resultados dos processos, utiliza a classificação da norma ISO/IEC 15504 conforme as seguintes escalas: Não Atingido, Fracamente Atingido, Parcialmente Atingido, Amplamente Atingido, Plenamente Atingido.
IV. Os habilitadores “Informação”, “Serviços, infraestrutura e aplicativos” e “Pessoas, habilidades e competências” também são recursos da organização e devem ser gerenciados e governados.
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