Filtrar


Questões por página:
Ana, Maria e Joana foram ao shopping comprar presentes para seus namorados Jõao, Mário e Paulo. O namorado de Maria ganhou uma gravata, Mário ganhou um cinto e Paulo disse ao namorado de Ana que ganhou uma carteira. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que
Marcelo é um pequeno criador de gado da raça Nelore. Seu pequeno rebanho tem 50 cabeças e tem provisões (ração) para 20 dias, à razão de três refeições diárias. Rogério, um amigo de longa data, presenteou-o com mais 10 cabeças. Marcelo descobriu que o próximo carregamento com ração vai atrasar. Então tomou a seguinte providência: diminuiu em 1/3 as refeições diárias do seu rebanho. Por quantos dias durará a provisão?

Considere a seguinte situação:

Tati e Elisandro são dois amigos que trabalham em um departamento de ouvidoria. Elisandro passou três dias contando o número de reclamações que entravam por dia. Tati perguntou quantas reclamações entraram nos três últimos dias e Elisandro respondeu que “o produto do número de reclamações de cada um dos três dias é igual a 72 e a sua soma é igual ao número de anos que a empresa completou ontem”. Tati pensou um pouco e disse: “Tenho uma dúvida e preciso de mais uma dica”. Então ele respondeu que “no dia de maior número de reclamações, ele comprou uma garrafa de vinho no valor de R$ 359,00”.

Com as informações anteriores, é possível concluir que o

Leia o problema a seguir.

Wesley foi apresentado pelo seu amigo Cripa a três amigos: João, Pedro e Arnaldo, que são casados com Marli, Cintia e Paula, mas não foi informado quem é casado com quem. Cripa disse ainda que um é engenheiro, outro é advogado e outro é professor, mas também não informou quem é que faz o quê.

Como Wesley é muito inteligente, Cripa deu algumas pistas para que Wesley descobrisse quem era casado com quem e qual a profissão de cada um. As pistas foram:

O professor é casado com Cintia.

Arnaldo é advogado.

Paula não é casada com Arnaldo.

Pedro não é professor.

De acordo com as pistas, pode-se concluir que

Arno, especialista em lógica, perguntou: qual a negação de “hoje é carnaval se, e somente se, for 8 ou 9 de fevereiro”?

A resposta CORRETA é: