Filtrar


Questões por página:

A legislação brasileira a respeito da violência doméstica e familiar contra a mulher prevê centros de educação e reabilitação para agressores que poderão ser criados e promovidos pela União, Distrito Federal, Estados e Município, no limite de suas competências. Já se encontram, em vários Estados do País, iniciativas de intervenção junto ao autor da violência doméstica.


Sobre os pressupostos sistêmicos que fundamentam tais intervenções, assinale a alternativa CORRETA.

Um paciente encaminhado ao serviço de psicologia demostra estar enérgico e faz uso de roupas extravagantes, a atenção é facilmente desviada para estímulos externos insignificantes, ele não apresenta alterações no juízo da realidade e de sensopercepção, o humor é eufórico e a autoestima inflada, além de visivelmente apresentar atividade motora acelerada mais que o habitual. O Exame do Estado Mental, do caso fictício, descreve o espectro de transtorno
Uma das principais funções psíquicas a ser analisada em um Exame de Estado Mental é a sensopercepção. Sobre essa função, é CORRETO afirmar que

Marina,32 anos de idade, foi encaminhada ao serviço de psicologia e relatou ao profissional: perda de interesse pelas coisas e incapacidade de sentir prazer; disse sentir-se culpada e que não merece viver, que leva muito tempo para realizar atividades simples do dia a dia, e que tem dificuldade de dormir.


Os sintomas correspondem, respectivamente, às alterações psicológicas:

A atuação do psicólogo junto ao Poder Judiciário inclui a produção de documentos advindos de sua prática profissional, os quais devem ser elaborados dentro de certo rigor científico. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.


I. Os recursos técnico-científicos utilizados, bem como o compromisso de imparcialidade frente à investigação psicológica que permeiam o processo pericial, requerem, por parte do profissional, uma necessária análise crítica de seu trabalho.

II. A equipe interprofissional do fórum deve ter acesso ao documento antes de ser encaminhado ao magistrado, a fim de que em conjunto, possam melhor encaminhar os subsídios para a decisão judicial.

III. O documento elaborado pelo psicólogo deve ser visto à luz das circunstâncias do contexto social e político do momento em que se dá. Além disso, também considera que é registro de um momento dado da história dos sujeitos envolvidos no processo pericial, e como tal, pressupõe um prazo de validade vinculado à função das características avaliadas, das informações obtidas e dos objetivos da avaliação.

IV. Na elaboração do documento, o psicólogo deverá levar em conta a observância dos riscos e compromissos em relação à utilização das informações presentes nos documentos.

V. Os métodos e técnicas psicológicas utilizadas para a coleta de dados, estudos e interpretações de informações a respeito da pessoa ou grupo periciado, devem ser descritos minuciosamente no documento, indicando seus objetivos, critérios de validação, critérios de fidedignidade e precisão com fins de acentuar a confiabilidade dos resultados apresentados.


Assinale a alternativa que indica apenas a(s) assertiva(s) CORRETA(S).