Filtrar


Questões por página:

Para que uma reportagem de televisão fique atrativa para o telespectador é preciso que seja ilustrada por imagens. Com base nesta ideia, analise as asserções a seguir:


I. A palavra precisa dar apoio à imagem, e não competir com ela.

II. É preciso identificar nos textos quais são os elementos fundamentais da notícia, mesmo que sejam mostrados pelas imagens.

III. O texto da reportagem televisiva deve ser descritivo para permitir que deficientes visuais compreendam a reportagem.

IV. O texto não tem o poder de valorizar uma imagem, por isso é preciso priorizar a imagem em detrimento do texto.


Está CORRETO apenas o que se afirma em:

No livro “Jornalismo diário: reflexões, recomendações, dicas e exercícios” (São Paulo: Publifolha,2012, p.95), a autora Ana Estela de Sousa Pinto explica que “No Brasil, a maioria dos órgãos não mantém dados disponíveis e não os divulga quando o jornalista precisa deles. Muitas assessorias de imprensa retêm as informações quando julgam que a reportagem pode ser “negativa” para o órgão em que trabalham”.


Assinale a reportagem em que o profissional não dependeria das assessorias para elaboração.

Questão Anulada

Uma das características do veículo rádio continua sendo a instantaneidade na transmissão de notícias e a penetração, já que o sinal pode chegar a lugares onde não é possível sintonizar televisão ou acessar internet. Com base nestas afirmações, analise as assertivas a seguir:

 

I. Em rádio toda frase precisa de verbo, pois sugere ação.

II. Nunca use gerúndio, por mais que a ação esteja acontecendo no momento.

III. Sujeito, verbo e predicado compõe a ordem indireta, que dever ser utilizada no rádio.

IV. Use frases curtas, principalmente entre vírgulas.

V. Tente escrever o texto na forma positiva, evitando o “não”.

 

É CORRETO apenas o que se afirma em:

É considerado um dos papéis da Assessoria de Imprensa preparar o assessorado para que ele esteja apto a falar com a imprensa, principalmente em momentos de crise. A este trabalho dá-se o nome de Media Training. Analise as asserções a seguir:


I. Porta-voz e fonte são sinônimos.

II. Todo porta-voz é fonte, mas nem toda fonte é considerada porta-voz.

III. O porta-voz é o que representa oficialmente a instituição, e deve ser sempre o profissional que ocupa o maior cargo.

IV. O porta-voz, algumas vezes, atua para preservar algum dirigente da instituição.

V. O porta-voz precisa ter credibilidade, objetividade, firmeza e capacidade de improviso e argumentação.


Analisando as assertivas anteriores, é CORRETO o que se afirma apenas em:

O release é um dos materiais informativos elaborados pela assessoria de imprensa. O documento é estruturado no formato de matéria jornalística e enviado para os meios de comunicação, que podem publicá-lo em partes, na íntegra ou servir de inspiração para que o próprio veículo produza seu material autoral. Diversos autores caracterizam o release em tipos. Assinale a alternativa que corresponde ao release da tipologia embargado: