Filtrar


Questões por página:

Uma linguagem documentária (LD) é um conjunto de termos, providos ou não de regras sintáticas utilizadas para representar conteúdos de documentos, visando à classificação ou à busca de informações.

Uma LD integra elementos como:

I. uma lista de descritores, filtrados e depurados, o léxico e uma rede sintagmática para expressar as relações contingentes entre os descritores.

II. termos expressivos em cadeia, indexação e resumo.

III. o léxico, a análise, a síntese e a representação.

IV. conceitos, características e funções próprias para o processo de representação.

Está CORRETO apenas o que se afirma

Para classificar uma obra cujo assunto seja “Sociologia jurídica” com o apoio da Classificação Decimal de Direito utilizamos a notação 340.2. Assinale a alternativa que indica qual recurso é oferecido pela Classificação Decimal Universal para o processamento da mesma obra.
Considerando a trilogia tipológica de documentos jurídicos, pode-se afirmar que a Legislação é:
A transgressão de preceitos previstos no Código do Ética do Conselho Federal de Biblioteconomia RESOLUÇÃO CFB N.º 42/02), constitui infração ética, sujeita a penalidades. Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA.

Sobre a Lei nº 3.310/2006, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul, leia as assertivas abaixo e, depois, assinale a alternativa CORRETA.

I. O servidor estável só perderá o cargo em virtude de decisão judicial proferida por órgão de segunda instância, ainda que haja pendência de recurso.

II. O servidor estável só perderá o cargo mediante processo administrativo disciplinar, em que lhe seja assegurada ampla defesa.

III. O servidor estável só perderá o cargo mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na conformidade de regulamento, assegurada ampla defesa.

IV. O servidor estável só perderá o cargo por corte de despesas com pessoal, na forma que dispuser lei federal específica.

V. O servidor estável só perderá o cargo em virtude de laudo pericial que ateste a ineficiência na prestação do serviço público.