Filtrar


Questões por página:
O planejamento contemporâneo da paisagem nas cidades ultrapassa a dimensão estética, incorporando soluções de problemas associados à água, ao clima e à ecologia urbana de forma geral. Estratégias que abrangem esses conteúdos promovem espaços públicos mais estimulantes e uma imagem local associada ao equilíbrio ambiental. Nesse contexto de tratamento paisagístico, são medidas consideradas sustentáveis
As Áreas de Preservação Permanente (APP) têm como objetivos principais preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade e proteger o solo. Devem ser mantidas no seu estado natural, livres de intervenções antrópicas. São consideradas como APP, em zona urbana ou rural,
A Avaliação Pós-Ocupação (APO) vem firmando-se cada vez mais nas universidades brasileiras, públicas e privadas, como um conjunto de métodos e técnicas com potencial de aplicação nos ambientes em uso. Nesse sentido, a APO também vem sendo incorporada gradativamente nas práticas de construtoras e escritórios de arquitetura, sobretudo após a promulgação do Código de Defesa do Consumidor no início da década de 1990 e, mais recentemente, no ano de 2013, com a entrada em vigor da norma brasileira ABNT NBR 15.575/2013 – Desempenho de Edificações Habitacionais.
Sobre os métodos e técnicas de APO, é CORRETO afirmar que
Em arquitetura, o desenho técnico é a principal forma de expressão, ou seja, sem a representação do desenho, não é possível que o arquiteto comunique seu projeto aos demais agentes da construção civil. Portanto, o desenho arquitetônico é uma aplicação especializada do desenho com base em normas técnicas, voltada para a representação de projetos de arquitetura. O projeto de arquitetura se exprime como um código, uma linguagem, estabelecida entre o emissor (o desenhista ou arquiteto) e o receptor (o leitor do projeto), e deve conter todas as informações necessárias para que possa ser completamente compreendido e executado. A respeito de desenho técnico de projetos de arquitetura, é CORRETO afirmar que:

Edifícios públicos são espaços destinados ao desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, voltadas ao público em geral, tais como prédios administrativos, escolas, hospitais, clínicas, museus, dentre outras. Com relação a projeto destinado aos espaços públicos, analise as assertivas a seguir.

I. O programa funcional da edificação é o conjunto de características e condições necessárias ao desenvolvimento das atividades dos usuários da edificação que, adequadamente consideradas, definem e originam a proposição para o empreendimento a ser realizado.

II. A elaboração do programa de necessidades não tem por base a determinação da entidade a ser instalada na edificação e a sua estrutura organizacional, seus usuários, equipamentos e fluxos de funcionamento e a relação e o dimensionamento dos espaços necessários para a realização das atividades previstas.

III. Caso não esteja definido previamente pelo Contratante, os autores do projeto deverão levantar os dados e elaborar o Programa de Necessidades, que terá a participação e aprovação formal do Contratante.

IV. O projeto será desenvolvido, dentre outras condicionantes, a partir da análise e consolidação do Programa de Necessidades e deverá caracterizar o organograma de espaços, atividades e fluxograma operacional.

Assinale a alternativa que indica apenas a(s) assertiva(s) CORRETA(S).