Filtrar


Questões por página:
A biossegurança é a ciência voltada para prevenção, controle, minimização ou eliminação de riscos de dano ou acidente advindos da prática em laboratório para proteção da saúde humana, animal, do meio ambiente e da qualidade dos trabalhos desenvolvidos. A coluna da esquerda apresenta tipos de procedimentos em biossegurança e a da direita, a aplicação de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Desinfecção com álcool 70%

( ) Bancadas de trabalho, superfícies tocadas com frequência (maçanetas, refrigeradores, telefone, teclado, mouse).

2. Descontaminação com hipoclorito de sódio a 0,05%

( ) Tomadas elétricas, interruptores, equipamentos de de laboratório.


3. Limpeza com água e sabão

( ) Paredes e pisos, exceto em caso de derramamento de material biológico.

4. Esterilização em autoclave

( ) Instrumentos para transferência ou inoculação de microrganismos, sobras de amostras, respiratórias ou não, para descarte.


Marque a sequência correta.


A Hemocultura é uma análise laboratorial de grande importância e utilidade, especialmente em casos de febre de origem incompreensível. Sobre as indicações, intervalo de coletas e número de amostras de hemoculturas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em casos de suspeita de endocardite aguda, colher 03 (três) amostras, com intervalo de 15 minutos entre cada uma das amostras. ( ) Infecções sistêmicas e localizadas, colher 02 (duas) amostras simultâneas em locais diferentes ou 2 (duas) amostras com intervalo de 15/20 minutos entre cada uma delas, de locais diferentes. ( ) Em casos de suspeita de endocardite subaguda, colher 03 (três) amostras, dentro de 24 horas, com intervalos mínimos de 1 hora. ( ) Febre de origem indeterminada, colher 01 (uma) única amostra no momento da hipertermia. Se negativa nas primeiras 24/48 horas de incubação, o exame é considerado negativo.
Assinale a sequência correta
Os equipamentos de proteção individual (EPI) são utilizados para proteger o profissional do contato com agentes biológicos, químicos e físicos no ambiente de trabalho. Sobre os EPI, assinale a afirmativa correta.

Uma mulher de 80 anos, acometida com diabetes mellitus, precisou amputar uma das pernas e ficou confinada à cama nos últimos 6 (seis) meses. Atualmente apresenta disúria, dor nas costas e febre. O médico solicitou exames de sangue e urina, obtendo os seguintes resultados:

Resultado: 280 mg/dL (valor de referência: 70 a 100mg/dL)
Glicemia de jejum
Exame de urina tipo I
Exame físico-químico: Cor: amarelo pálido Aspecto: turvo Densidade: 1020 Sangue: presente (++) pH: 5,5 Bilirrubinas: negativo Proteínas: traços Urobilinogênio: normal Cetonas: negativo Glicose: presente (+++)
Nitrito: negativo
Exame microscópico
Células epiteliais: aumentadas Hemácias: 10 por campo microscópico (valor de referência: < 3 por campo microscópico) Leucócitos: 45 por campo microscópico (valor de referência: < 5 por campo microscópico) Leveduras e hifas: moderadamente aumentadas (valor de referência: ausente) Bactérias: moderadamente aumentadas (valor de referência: ausente)
A partir dessas informações, analise as afirmativas.
I. Fungos crescem melhor em pH alcalino, portanto o laboratório deveria solicitar nova amostra de urina à paciente. II. Como as bactérias sempre reduzem nitrato a nitrito, o teste de nitrito dessa amostra pode ser considerado falso negativo. III. A presença de mioglobina na urina é a causa do resultado de sangue presente (++), considerando que a paciente ficou acamada por um período prolongado, causando destruição muscular. IV. Como o método da glicose oxidade/peroxidase em tira reativa é específico para glicose, reações falsopositivas não são obtidas pelos outros constituintes urinários, incluindo outros açúcares que possam estar presentes.
Estão corretas as afirmativas
Os helmintos constituem um grupo muito numeroso de animais, incluindo espécies de vida livre e também de vida parasitária A coluna da esquerda apresenta tipos de helmintos e a da direita, os mecanismos de transmissão de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.


1. Ascaris lumbricoides

( ) Ingestão de carne bovina crua ou mal cozida infectada.



2. Strongyloides stercoralis

( ) Ingestão de ovos infectantes junto com alimentos contaminados. Poeira e insetos veiculam mecanicamente os ovos infectantes.



3. Taenia saginata

( ) Ingestão de ovos embrionados da região perianal levados à boca pelas mãos.

4. Enterobius vermicularis

( ) Penetração de larvas filarioides infectantes nas áreas de pele mais fina dos pés.



Marque a sequência correta