Questões de Concurso
Filtrar
1.370 Questões de concurso encontradas
Página 82 de 274
Questões por página:
Leia o trecho de Augusto Cury: Os milionários quiseram comprar a felicidade com seu dinheiro, os políticos quiseram conquistá-la com seu poder, as celebridades quiseram seduzi-la com sua fama. Mas ela não se deixou achar. Balbuciando aos ouvidos de todos, disse: "Eu me escondo nas coisas mais simples e anônimas..."
Em termos de ligação semântica, o conector Mas indica
(QUINO. Toda Mafalda. São Paulo: Saraiva,1998.)
Quino, cartunista argentino criador da personagem Mafalda, expressa por meio dela suas reflexões acerca do mundo. Sobre essa tira, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A crítica que a tira encerra pode ser dirigida a cidadãos de inúmeros países, não só da Argentina.
( ) Para Mafalda, a demonstração do amor à pátria não deve ocorrer somente nas datas cívicas, como o dia da Independência, do Descobrimento etc.
( ) O pai de Mafalda, por uma questão de ética, não concorda com a posição da garota.
( ) Mesmo com tom lúdico e cômico, a tira aborda temas sérios: amor e cidadania, que podem ser abordados em qualquer contexto social do mundo.
( ) Os dois primeiros quadrinhos sugerem, pelo tamanho das letras e pela expressão facial de Mafalda, que ela esteja praticamente gritando. Assinale a sequência correta.
A palavra mesmo pode ser usada em várias situações linguísticas, indicando sentidos diferentes. Sobre o valor semântico da palavra mesmo em trechos do texto, analise as afirmativas.
I. amor mesmo (linha 01) → indica uma realidade e pode ser substituída por de fato, de verdade.
II. da gente mesmo (linhas 05 e 06) → indica um fato e pode ser substituída por realmente, verdadeiramente.
III. a mesma para todos (linha 15) → indica que é igual e pode ser substituída por idêntica.
IV. por você mesmo (linha 18) → indica a própria pessoa e pode ser substituída por próprio, em pessoa.
Estão corretas as afirmativas
Cada parágrafo do texto é iniciado pela expressão Fizeram a gente acreditar, que é o título do texto. Essa constante repetição tem a finalidade de