Filtrar


Questões por página:

Sobre coesão e coerência textual, conforme preconiza Koch, analise as assertivas abaixo:


I. A coerência textual está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto, ou seja, ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários, devendo, portanto, ser entendida como um princípio de interpretabilidade, ligada à inteligibilidade do texto em uma situação de comunicação e à capacidade que o receptor tem para calcular o sentido desse texto, o qual deve ser do todo, pois a coerência é global.

II. Por coesão se entende a ligação, a relação, os nexos que se estabelecem entre os elementos que constituem a superfície textual. Ao contrário da coerência, que é subjacente, a coesão é explicitamente revelada através de marcas linguísticas, índices formais na estrutura da sequência linguística e superficial do texto, o que lhe dá um caráter linear, uma vez que se manifesta na organização sequencial do texto.

III. Embora a coesão auxilie no estabelecimento da coerência, ela não é garantia de se obter um texto coerente. Os elementos linguísticos da coesão não são nem necessários para que a coerência seja estabelecida.


A coesão ajuda a estabelecer a coerência na interpretação de textos, porque surge como uma manifestação superficial da coerência no processo de produção desses mesmos textos. Quais estão corretas?

Visualizar Questão Comentada

Analise as assertivas a seguir a respeito da noção de gênero textual, tipo textual e domínio discursivo à luz do que ensina Marcuschi e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Uma das teses centrais defendidas e adotadas pelo autor é a de que é impossível se comunicar verbalmente por algum gênero, assim como é impossível se comunicar por algum texto. Isso porque toda manifestação comunicativa se dá sempre por meio de textos minimamente intencionais.

( ) Segundo o autor, quando dominamos um gênero textual, não dominamos uma forma linguística e sim uma forma de realizar linguisticamente objetivos específicos em situações sociais particulares.

( ) Diz o autor que não se deve imaginar que a distinção entre gênero e tipo textual forme uma visão dicotômica, pois eles são dois aspectos constitutivos do funcionamento da língua em situações comunicativas da vida diária. Os gêneros não são opostos a tipos, e ambos não formam uma dicotomia e sim são complementares e integrados. Não subsistem isolados nem alheios um ao outro, são formas constitutivas do texto em funcionamento.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Visualizar Questão Comentada
Considere a matriz da Figura 2:
Imagem associada para resolução da questão

Determine o valor de x, sabendo que det (AT) = 34.
Considere o triângulo retângulo da Figura 1 abaixo, onde AC = 30, BC = 18 e x representa o ângulo no vértice C:
Imagem associada para resolução da questão

Sobre as relações trigonométricas do ângulo X, assinale a alternativa correta.
Júlia comprou uma máquina de lavar louças que custava R$ 2.200,00 à vista. Ela fez essa compra pagando R$ 440,00 no ato da compra e negociando o saldo para pagamento em 120 dias, corrigido por juros compostos de 5% ao mês. A diferença aproximada entre o montante que Júlia irá pagar pela sua compra e o valor à vista é de: