Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
A chamada “inflação legislativa” dificulta o conhecimento das leis por parte dos cidadãos, dos juristas e de "todos empenhados na faina diuturna e estafante da pesquisa e estudo dos textos legislativos". Nas palavras de Nogueira (1991), a multidão de leis afoga o jurista, esmaga o advogado, estonteia o cidadão, desnorteia o juiz. O trabalho do bibliotecário é, justamente, fornecer mecanismos que facilitem o acesso às informações escondidas nesse emaranhado legislativo. Considere as afirmativas abaixo no que se refere aos sistemas de informação jurídica.

I - O controle da legislação deve extrapolar o trabalho de simples arrolamento cronológico da legislação acompanhado dos dados de publicação. Deve informar a vigência ou revogação (seja explícita ou implícita) da legislação, seu relacionamento com outras normas correlatas e, principalmente, identificar os assuntos tratados por ela.

II - A informação jurídica normativa (legislação) tem uma vantagem sobre a informação descritiva (doutrina), pois é, obrigatoriamente, publicada em diários oficiais da União, dos estados ou do Distrito Federal, ou seja, é possível ter acesso a todo o universo legislativo e ter absoluta certeza do tamanho desse universo, mesmo que seja enorme.

III - Na recuperação dos dados indexados, um resultado significativo de 90% para dados bibliográficos comuns pode ser considerado excelente também no campo da informação legislativa.

Quais estão corretas?
Cronin (1980) já se referia à prática de propaganda por mala-direta como sendo empregada há muito tempo pelos bibliotecários. A mala-direta, distribuída por correio, em mãos ou pela inserção em jornais internos e boletins, é um modo conveniente de introduzir os serviços da biblioteca aos novos funcionários, anunciar novos serviços, atualizar as informações e anunciar eventos, entre outras tantas possibilidades. Essa prática é especialmente apropriada às bibliotecas por sua versatilidade, que significa a
São muitos os tipos de projetos que podem ser desenvolvidos numa biblioteca, entretanto, quanto maior o conhecimento da realidade social e do contexto em que será aplicado o projeto, maior a sua probabilidade de sucesso. Considere as afirmativas abaixo no que se refere a projetos em bibliotecas.

I - A primeira fase do ciclo de vida de um projeto é o da estruturação, que parte da aprovação e chega à mobilização de meios e recursos para a sua implementação, incluindo a capacitação da equipe.

II - Nos projetos de criação de novos serviços, os dados a serem coletados incluem o levantamento e a análise de expectativas dos diferentes públicos que se pretende atingir, de forma direta ou indireta, bem como uma análise cuidadosa de contexto.

III - É necessário elaborar um projeto sempre que se tenha um objetivo cujo alcance dependa de um esforço orquestrado, que ultrapasse a realização de atividades rotineiras e que pressuponha a vontade e a disposição para mudar.

Quais estão corretas?
Rowley (2002) classifica como de referências e de fontes as bases de dados disponíveis para os usuários da informação em âmbito público, acessadas à distância, por meio de um serviço de buscas em linha, ou localmente em CD-ROM. Um exemplo de uma base de dados de fontes é uma
Os portais de Direito do Brasil costumam ajudar bastante na pesquisa de terminologia jurídica em português. Um dos portais mais destacados, reconhecido como o maior portal jurídico da América Latina, online desde 1996, totalmente gratuito, especializado em trabalhos jurídicos escritos por especialistas, é o