Filtrar


Questões por página:
A educação continuada é tão importante quanto a inicial e preparar o docente é obrigação de uma IES, assim como dar-lhe condições de praticar, em sua ação pedagógica, novas formas de cuidar da aprendizagem. As universidades, ao definir políticas e desenvolver ações de educação continuada aos professores, realizam
Por metodologias ativas, entende-se as diferentes formas de desenvolver o processo do aprender que os professores utilizam, com a intenção da formação crítica de futuros profissionais, em várias áreas do saber. São técnicas características das metodologias ativas de ensino:
Ao processo de organização curricular que privilegia a incorporação de outras formas de aprendizagem e formação presentes na realidade social e possibilita ao aluno ampliar os horizontes do conhecimento e a aquisição de uma visão crítica que lhe extrapola a aptidão específica de seu campo de atuação profissional e propicia a diversidade de experiências aos alunos, denomina-se
O Projeto Pedagógico é o documento que orienta os docentes no planejamento da sua disciplina, de modo a concretizar a política educacional da instituição. Entre os seus elementos constitutivos, estão
A organização do trabalho pedagógico no ensino superior prevê a construção de novas formas de relações de trabalho, que favoreçam o diálogo entre os envolvidos no processo educativo, para a construção do conhecimento pluricultural e o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. Assim, a organização do trabalho pedagógico nas instituições de ensino superior está materializada no