Questões de Concurso
Filtrar
836 Questões de concurso encontradas
Página 105 de 168
Questões por página:
Questões por página:
É um dos maiores nomes, no Brasil, do movimento conhecido como Teatro e Educação, alinhado às questões da cena e da educação contemporâneas, presentes nos debates sobre ensino de teatro. Segundo o teórico Fernando Peixoto (1997), entre os acontecimentos que marcam o avanço do teatro infantil, em 1956, em Porto Alegre, destaca-se a criação do Clube de Teatro que "dá início a um movimento dos mais fascinantes do Brasil em busca da renovação e do aprofundamento do teatro para crianças".
O texto acima se refere a
O texto acima se refere a
Na sociedade contemporânea, não se pode tampouco ignorar a presença da dança virtual, que se relaciona com os corpos físicos de maneira totalmente distinta da dos antepassados. Assim, não se tem, necessariamente, um corpo que se movimenta no tempo e no espaço sempre que se dança. Em suma, sempre se aprende, formal e/ou informalmente, como, por que e quando se movimentar e transformar esse movimento em dança (PCN Arte).
Em relação à Dança no Ensino Fundamental (de acordo com o PCN Arte), marque a alternativa INCORRETA.
Em relação à Dança no Ensino Fundamental (de acordo com o PCN Arte), marque a alternativa INCORRETA.
Segundo o PCN Arte (1998), essa linguagem artística promove oportunidades para que adolescentes e adultos conheçam, observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos, operando com um modo coletivo de produção de arte. A necessidade de narrar fatos (...) está presente em rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites. Assim, marque a linguagem a que se refere o texto.
O Movimento Escolinha de Arte do Brasil surge em 1948, no Rio de Janeiro, e marca o início da renovação da Arte-educação no período (pós-ditatorial,1945) de redemocratização e de busca por processos de revitalização educacional no Brasil.
Sobre o Movimento Escolinhas de Arte no Brasil, marque a alternativa que apresenta todas as assertivas CORRETAS.
I) Augusto Rodrigues é reconhecido e respeitado por “difundir e fomentar a filosofia e a metodologia do MEA, espalhando por todo território nacional a necessidade de inclusão da Arte na educação escolar".
II) A proposta de renovar métodos e processos de educação através da educação criadora, segundo Augusto Rodrigues, originou-se de um sonho provindo de seu processo de formação, que considerava tremendamente repressor e que impossibilitava o aluno de expressar-se, comunicar-se e relacionar-se humanamente.
III) Augusto Rodrigues, Margaret Spencer (artista americana) e Ana Mae Barbosa (professora de Arte), ao conseguirem permissão para trabalhar no corredor da Biblioteca Castro Alves, no Rio de Janeiro, iniciam a Escolinha.
IV) A identificação com os novos métodos originários de Franz Cizek e apresentados por Hebert Read firmam consequentemente grande influência de suas ideias no MEA, as quais repercutiam por um enfoque da simbologia dentro da perspectiva de Jung.
V) Em 1960 a Escolinha aceita para um estágio intensivo doze professores de vários estados, que buscavam entender melhor os meios de integrar a arte no processo educativo. Os resultados positivos desta experiência projetaram-se, apontando para uma nova modalidade de curso em tempo integral, os Cursos Intensivos de Arte na Educação - CIAEs.
Sobre o Movimento Escolinhas de Arte no Brasil, marque a alternativa que apresenta todas as assertivas CORRETAS.
I) Augusto Rodrigues é reconhecido e respeitado por “difundir e fomentar a filosofia e a metodologia do MEA, espalhando por todo território nacional a necessidade de inclusão da Arte na educação escolar".
II) A proposta de renovar métodos e processos de educação através da educação criadora, segundo Augusto Rodrigues, originou-se de um sonho provindo de seu processo de formação, que considerava tremendamente repressor e que impossibilitava o aluno de expressar-se, comunicar-se e relacionar-se humanamente.
III) Augusto Rodrigues, Margaret Spencer (artista americana) e Ana Mae Barbosa (professora de Arte), ao conseguirem permissão para trabalhar no corredor da Biblioteca Castro Alves, no Rio de Janeiro, iniciam a Escolinha.
IV) A identificação com os novos métodos originários de Franz Cizek e apresentados por Hebert Read firmam consequentemente grande influência de suas ideias no MEA, as quais repercutiam por um enfoque da simbologia dentro da perspectiva de Jung.
V) Em 1960 a Escolinha aceita para um estágio intensivo doze professores de vários estados, que buscavam entender melhor os meios de integrar a arte no processo educativo. Os resultados positivos desta experiência projetaram-se, apontando para uma nova modalidade de curso em tempo integral, os Cursos Intensivos de Arte na Educação - CIAEs.
O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que nossas experiências geram um movimento de transformação permanente, que é preciso reordenar referências a cada momento, ser flexível. Isso significa que criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender (PCN: Arte,1998).
Assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações abaixo:
I) Depois de cerca de 30 anos de atividades em todo o Brasil, o Canto Orfeônico foi substituído pela Educação Musical, criada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1961, vigorando efetivamente a partir de meados da década de 60.
II) Em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Arte é incluída no currículo escolar com o título de Educação Artística, mas é considerada “atividade educativa" e não disciplina, tratando de maneira indefinida o conhecimento.
III) De maneira geral, entre os anos 70 e 80 os antigos professores de Artes Plásticas, Desenho, Música, Artes Industriais, Artes Cênicas e os recém-formados em Educação Artística viram-se responsabilizados por educar os alunos (em escolas de ensino fundamental) em todas as linguagens artísticas, configurando-se a formação do professor polivalente em arte.
IV) Nos primeiros anos de implantação, os professores de Educação Artística foram capacitados em cursos de curta duração e tinham como única alternativa seguir documentos oficiais (guias curriculares) que apresentavam listagens de atividades e livros didáticos em geral, que não explicitavam fundamentos, orientações teórico-metodológicas, ou mesmo bibliografias específicas.
V) Com a Lei nº 9.394/96, revogam-se as disposições anteriores e a Arte é considerada obrigatória na educação básica: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos".
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações abaixo:
I) Depois de cerca de 30 anos de atividades em todo o Brasil, o Canto Orfeônico foi substituído pela Educação Musical, criada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1961, vigorando efetivamente a partir de meados da década de 60.
II) Em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Arte é incluída no currículo escolar com o título de Educação Artística, mas é considerada “atividade educativa" e não disciplina, tratando de maneira indefinida o conhecimento.
III) De maneira geral, entre os anos 70 e 80 os antigos professores de Artes Plásticas, Desenho, Música, Artes Industriais, Artes Cênicas e os recém-formados em Educação Artística viram-se responsabilizados por educar os alunos (em escolas de ensino fundamental) em todas as linguagens artísticas, configurando-se a formação do professor polivalente em arte.
IV) Nos primeiros anos de implantação, os professores de Educação Artística foram capacitados em cursos de curta duração e tinham como única alternativa seguir documentos oficiais (guias curriculares) que apresentavam listagens de atividades e livros didáticos em geral, que não explicitavam fundamentos, orientações teórico-metodológicas, ou mesmo bibliografias específicas.
V) Com a Lei nº 9.394/96, revogam-se as disposições anteriores e a Arte é considerada obrigatória na educação básica: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos".
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.