Questões de Concurso
Filtrar
836 Questões de concurso encontradas
Página 20 de 168
Questões por página:
Assinalar a alternativa com proposições corretas, relacionadas ao contexto histórico da Expansão Marítima.
I - Mercantilismo era a política econômica que orientava os governos europeus envolvidos na expansão marítima.
II - O desenvolvimento de novos equipamentos, a exemplo da bússola, não terá influência para o processo de expansão marítima.
III - Sobre a expansão marítima é correto afirma que visava também à expansão do catolicismo.
IV - A expansão marítima tinha como principal objetivo retirar as populações mulçumanas da península ibérica, após a Guerra de Reconquista.
Apontar a alternativa com proposições corretas, relacionadas ao contexto histórico do país onde eclodiu a Revolução.
I - Apesar do crescimento industrial e urbano, ocorrido no final do século XIX e início do século XX, a maioria da população vivia em condições miseráveis no campo.
II - No inicio do século XX o governo era uma monarquia absolutista, czarismo, tipo de governo caracterizado pela divisão igualitária do poder entre o monarca e os representantes eleitos pelo povo.
III - O país apresentava uma burguesia forte e organizada, com um projeto revolucionário amadurecido, que defendia, entre outros aspectos, a criação de uma República no lugar do governo czarista.
IV - Nas duas primeiras décadas do século XX, ocorreram inúmeras revoltas populares, entre as quais a que ficou conhecida como Domingo Sangrento, que ocorreu em janeiro de 1905, quando centenas de pessoas foram mortas, durante uma manifestação popular.
Indique a Revolução cujo centenário ocorreu em 2017.
Sobre a Contra-Reforma é CORRETO afirmar:
I - O movimento não teve o apoio do papa e dos bispos católicos, pois acreditavam que não havia nada o que fazer para evitar o avanço do protestantismo na Europa.
II - Conseguiu eliminar todas as religiões protestantes já no século XVI.
III- Provocou guerras religiosas na Europa, suscitando um clima de perseguições e conflito religioso.
IV- O movimento promoveu o retorno do Tribunal do Santo Oficio, determinou a catequização de indígenas nas terras descobertas e criou o Índice de Livros Proibidos.