Questões de Concurso
Filtrar
836 Questões de concurso encontradas
Página 89 de 168
Questões por página:
Sobre a história da atividade filosófica no Brasil, podemos afirmar que
I - “o quadro histórico da atividade filosófica no Brasil é ainda caracterizado por uma relação de dependência com os países centrais, especialmente Europa e Estados Unidos. A pesquisa filosófica brasileira é bastante frágil se pensada em termos de contribuição original ao debate filosófico corrente no mundo”.
II - “no período colonial brasileiro, o ensino e o estudo da filosofia é fortemente determinado pela vigência da Ratio Studiorum, código e método pedagógico dos Jesuítas, vinculados filosoficamente às concepções aristotélico-tomistas”.
III - “uma das correntes filosóficas mais importantes no Brasil foi o positivismo, ainda que a presença deste em terras tupiniquins se contrastasse com a tradição cultural brasileira da época, que era estranha a qualquer mentalidade de padrão científico. Sua forte presença no Brasil se deu pela acessibilidade como filosofia espontânea da república e do progresso, agradando ainda pelo seu conservadorismo político”.
IV - “o neotomismo tem grande influência no pensamento brasileiro. O seu marco no país é a fundação da Faculdade de Filosofia São Bento, em São Paulo, pelos monges beneditinos, em 1908. No período republicano teve pouca influência por força do desprestígio da Igreja Católica. A partir da década de 20 do século XX é que assumiu papel cultural importante no cenário brasileiro. Teve como representantes autores como Leonardo Van Acker, Alexandre Correia, Maurício Teixeira Leite Penido, Eduardo Prado de Mendonça e Alceu Amoroso Lima”.
Marque a alternativa CORRETA.
Sobre a evolução histórica do pensamento filosófico ocidental, podemos afirmar que
I - “a filosofia ocidental emergiu na Grécia antiga, com sua especulação, problemas e argumentos estendendo-se dos pré-socráticos às principais escolas helenísticas”.
II - “a história da filosofia ocidental é marcada por uma radical descontinuidade, na qual os filósofos modernos e contemporâneos simplesmente ignoraram e/ou recusaram integralmente, por exemplo, as técnicas definidoras da filosofia e realizações teóricas (bem como os fracassos) das filosofias grega e medieval”.
III - “a filosofia ocidental moderna é marcada pela tematização privilegiada da natureza e limites do conhecimento humano, ou seja, por uma preocupação de seus filósofos em realizar uma investigação predominantemente epistemológica”.
IV - “a filosofia ocidental contemporânea é marcada pela forte tematização privilegiada da linguagem como medium do filosofar, ou seja, deu-se em seu âmbito histórico uma espécie de virada linguística”.
Marque a alternativa CORRETA.