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Uma equipe de desenvolvimento de uma empresa de TI está aplicando a metodologia baseada no framework Scrum. Essa equipe realizará uma primeira reunião, na qual definirá e estimará quais tarefas serão executadas naquele ciclo, objetivando o que será desenvolvido e como será feito, priorizando o backlog e direcionando o planejamento para entrega de maior valor possível.
No Scrum, essa reunião, ou cerimônia, é a de
Em decorrência da transformação no ambiente de negócios e da necessidade do desenvolvimento de novas competências não supridas pelo treinamento tradicional das universidades nem pelo treinamento clássico, surge um novo paradigma de ensino-aprendizagem. Desse modo, desenvolver a capacidade de aprender e dar continuidade ao processo de aprendizagem no trabalho passam a ser os pensamentos compartilhados por todos os envolvidos nesse processo.

Com esse novo conceito, surge a universidade corporativa, que, diferentemente do departamento formal de treinamento, é
Uma equipe que trata de desenvolvimento de softwares está escolhendo uma linguagem adequada para desenvolver um sistema de Ciência de Dados. A linguagem escolhida deve suportar trabalho direto com estatísticas utilizando mecanismos gráficos, ser multiparadigma orientada a objetos, utilizar uma programação funcional e ter dinâmica fracamente tipada.
Uma linguagem adequada para esse caso é a
Muitas vezes, as ações dos líderes são irrelevantes. Nesse contexto, considere as duas situações a seguir.

(i) Um funcionário de uma organização executa uma tarefa altamente estruturada, seguindo procedimentos claros, e as orientações do seu líder são redundantes e nada acrescentam, podendo, até mesmo, funcionar como ruído.
(ii) Um líder de uma organização fica impossibilitado de recompensar o mérito dos melhores funcionários, não podendo adotar ações potencialmente motivadoras, e esse comportamento assinala que pouco importa a maior ou a menor dedicação dos funcionários.

As situações descritas indicam, respectivamente, que
No seu processo de socialização num Banco público, um novo funcionário teve cada um dos seus diferentes domínios de inteligência emocional avaliados segundo cinco categorias de questões, sendo cada categoria usada para avaliar um determinado domínio.

Categoria I: Reconhece as suas próprias emoções? Conhece os seus próprios pontos fortes e limitações? Tem certeza do próprio valor e da própria capacidade?

Categoria II: Sabe lidar com emoções perturbadoras e com impulsos? Assume a responsabilidade pelo seu desempenho? Sente-se à vontade e aberto diante de novas ideias, de novo enfoque e de novas informações?

Categoria III: Esforça-se para melhorar ou para satisfazer um padrão de excelência? Alinha-se com as metas do grupo ou organização? Está pronto para agir diante das oportunidades? Persiste na perseguição das metas a despeito de obstáculos e de reveses?

Categoria IV: Pressente os sentimentos e perspectivas dos outros e assume um interesse ativo por suas preocupações? Cultiva oportunidades através de diferentes tipos de pessoas? Lê as correntes emocionais e os relacionamentos de poder de um grupo?

Categoria V: Implementa táticas eficazes de persuasão? Emite mensagens claras e convincentes? Inspira e guia grupos e pessoas? Inicia ou administra mudanças? Estimula os relacionamentos produtivos? Trabalha com os outros, rumo a metas compartilhadas?

Como resultado, o novo funcionário foi muito bem avaliado nas categorias I, III e IV e, nas categorias II e V, foi avaliado como tendo pontos a melhorar.

Diante do exposto, esse funcionário deve melhorar, quanto às categorias II e V, respectivamente, em pontos referentes aos seguintes domínios: