Filtrar


Questões por página:

A Figura abaixo mostra um circuito capaz de converter um sinal digital em um sinal analógico. Conhecido como conversor digital analógico D/A, é usado em instrumentação de medição de processos.

Sendo A o bit mais significativo e supondo-se ainda que os níveis lógicos assumam as tensões “1” = 5 volts e “0”=0 volts, quais são, respectivamente, a função das portas AND e a saída analógica Vs, em volts, para o binário de entrada composto dos bits A=“1”, B=“0”, C=“0” e D=“1”?

Em algumas aplicações na área de instrumentação, é necessário amplificação com elevado ganho de malha fechada. Nesse sentido, é possível acoplar vários estágios de amplificadores com alta impedância de entrada, formando uma ligação conhecida como cascata.

Se três estágios de amplificadores idênticos com ganho de tensão de 2 dB forem ligados em cascata, qual será o ganho total, em dB, e qual o efeito que ocorre na largura de faixa resultante dessa ligação?

Na modulação digital, verifica-se que um sinal denominado portador é modulado por bits 0 e 1, em sequências de pulsos com amplitude, frequência ou fase que variam em função do bit que se deseja transmitir. Nesse sentido, podem-se citar diversas modulações binárias, tais como ASK, FSK e PSK. As Figuras abaixo representam o diagrama do modulador ASK e a sua respectiva saída.

Diante do exposto, conclui-se que os ganhos A e B dos amplificadores são, respectivamente,

Com uma onda portadora senoidal de sinal de 20 V de pico e de frequência de 1MHz, é produzida uma modulação em amplitude, com uma informação cossenoidal de 20 V de pico a pico e de frequência de 1KHz.

A potência média do sinal modulado, em watts, transmitida a uma carga de 1Ω é
A engenharia de comunicação visa a transmitir sinais de um ponto para outro através de um canal. Esses canais podem ser linhas de transmissão — o espaço aberto livre para irradiação do sinal de rádio e TV —, uma linha telefônica ou uma fibra ótica, entre outros. Como o sinal tem uma banda bem menor que a do canal, não é lógico nem economicamente viável, usar-se um canal para transmitir um único sinal. Para evitar interferências que invalidariam a recuperação do sinal no receptor, não se transmite, diretamente, mais de um sinal em um canal, concomitantemente.

Há, porém, uma técnica ou equipamento mais adequado para transmitir, em um mesmo canal, mais de um sinal, simultaneamente, evitando os problemas mencionados, que é a(o)