Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A autora do texto defende que a apropriação da linguagem de prestígio seja um dos valores que garantem o poder de competitividade do cidadão na sociedade atual.
mostrar texto associado
Como a palavra preferência pertence ao mesmo campo semântico de comparação, o trecho “prefere (...) etc.”(L.2-3) poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: prefere a pronúncia de alguma região do que outra etc.
mostrar texto associado
Preservando-se o sentido original e a correção gramatical do texto, o trecho “e um cientista não tem remédio senão reconhecer os fatos” (L.15-16) poderia ser assim reescrito: um cientista, se não aceitar os fatos tal como são, não conseguiria explicá-los.
mostrar texto associado
No período compreendido entre as linhas 13 e 15, está implícita, na comparação entre incorreções gramaticais e “terremotos” (L.15), a referência aos erros crassos de determinadas construções linguísticas, visto que estes, tal como os terremotos, têm poder de destruição.
mostrar texto associado
Infere-se do texto que seu autor é linguista e, como tal, defende que os gramáticos, em vez de formularem regras, assumam atitude científica, ou seja, descrevam e expliquem todas as construções linguísticas, visto que, segundo o autor, todas são legítimas, como sintetiza no último período do texto.