Filtrar


Questões por página:
Um circuito elétrico que alimenta determinado equipamento de uma instalação suporta em regime permanente uma corrente elétrica de no máximo 21 A. Sabe-se que esse circuito suporta por uma hora 45% de sobrecarga. O disjuntor utilizado na proteção desse circuito possui um fator de atuação igual a 1,2. Esse fator determina uma corrente de atuação que garante a sua abertura em um tempo máximo de uma hora. Os disjuntores utilizados nessa instalação variam de 5 A em 5 A, começando por 10 A. Sabendo-se que a corrente que flui nesse circuito é igual a 18 A, o maior valor que esse disjuntor poderá ter é:

Observe abaixo um circuito RL série alimentado por uma fonte U.



Esse circuito inicialmente está com a chave conectada no polo “1". Após um tempo suficiente para que o circuito opere em regime permanente, a chave é ligada ao polo “2". A partir desse momento, a corrente elétrica é dada pela expressão:

Um circuito com queda de tensão unitária igual a 20 V/A.km (volt por ampère quilômetro) alimenta uma única carga industrial que solicita uma corrente elétrica de 25 A. A tensão utilizada nessa instalação é de 200 V. Sabendo-se que a queda de tensão no fio corresponde a 2% da tensão, o comprimento do circuito é:
Um circuito composto por um resistor em série com um indutor de indutância igual a (60/π) x 10-3 H é alimentado por uma fonte senoidal de 120 V na frequência de 50 Hz. Para que a corrente elétrica seja igual a 12 A, o resistor deve ser igual a:
Um circuito é composto por três resistores de 40 Ω e um de 10 Ω. A potência dissipada por esse circuito quando alimentado por uma fonte de 245 V é igual a 857,5 W.

A associação dos valores dos resistores desse circuito é: