Filtrar


Questões por página:

Considere as figuras a seguir, com as respectivas indicações de posições identificadas pela letra X, para responder a questão.

No que diz respeito à composição da macroestrutura, observada em uma lâmina de madeira, a posição indicada por X representa:

O manejo das florestas depende de um planejamento eficiente, do rígido controle na elaboração, execução e gerenciamento do plano de manejo, medidas fiscais e do financiamento da atividade. De acordo com a forma de extração das árvores os sistemas de manejo aplicados em florestas tropicais classificam-se, basicamente, em duas categorias: monocíclicos e policíclicos. Considere o quadro a seguir, com lacunas representadas pelos algarismos [I], [II] e [III], que demonstra características referentes a categoria policíclico, para responder a questão.



Nestes termos, com respeito ao manejo categorizado como policíclico, respectivamente [I], [II] e [III] correspondem a:

Na utilização de um aparelho GPS (Global Positioning System), uma das preocupações que se deve ter é o sistema geodésico de referência, considerando que este parâmetro é base para a obtenção de coordenadas (latitude e longitude), que possibilitam a representação e localização em mapa de qualquer elemento da superfície do planeta. O Projeto Mudança do Referencial Geodésico - PMRG, por meio do Decreto Federal nº 5334/2005, estabeleceu as Instruções Reguladoras das Normas Técnicas da Cartografia Nacional. Por este decreto, ficou definido que os referenciais planimétrico e altimétrico para a Cartografia Brasileira são aqueles que definem o Sistema Geodésico Brasileiro - SGB, conforme estabelecido pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, em suas especificações e normas. O novo sistema de referência geodésico para o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e para o Sistema Cartográfico Nacional (SCN), em uso hoje no Brasil, é:
Um perito ambiental considerou os seguintes procedimentos, indetificados com os algarismos de I a X, para ensaio de pH, método eletrométrico, com um aparelho portátil, no campo.

I. Coletar a amostra com auxílio de batiscafo na superfície ou com garrafa de van Dorn, enchendo um frasco descartável;

II. Ligar o medidor de pH (potenciômetro) e aguardar até que os valores se estabilizem;

III. Lavar os eletrodos com água deionizada e enxugá-los delicadamente com papel absorvente;

IV. Calibrar o equipamento com as soluções padrão de pH, conforme orientação do fabricante;

V. Retirar os eletrodos da solução padrão, lavá-los com água corrente e enxugá-los;

VI. Inserir os eletrodos na amostra coletada;

VII. Esperar os valores se estabilizarem e fazer a leitura do resultado;

VIII.Retirar os eletrodos da amostra, lavá-los e deixá-los imersos em solução de acordo com o manual do fabricante.

IX. Desligar o equipamento;

X. Prazo máximo para este ensaio é de 15 minutos a partir do momento da coleta de amostra

Tendo como referência as diretrizes analíticas do Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostras (Agência Nacional de Águas - ANA / Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB), dentre os dez procedimentos citados, considerando as características operacionais e a sequência, é correto afirmar que:

A figura a seguir é de uma Armadilha de Schindler-Patalas (Trampa), confeccionada em acrílico transparente, tem o formato de cubo ou paralelepípedo e capacidades variáveis (geralmente entre 5L e 30L), é utilizada em estudos qualitativos e quantitativos de: