Filtrar


Questões por página:
Um cadáver é retirado de uma parede de concreto onde havia sofrido emparedamento (cimentado junto à parede da casa). A necropsia demonstrou fraturas em ossos longos de membros superiores, com infiltrado hemorrágico local. A árvore respiratória superior e o esôfago apresentavam grande quantidade de elementos minerais de natureza semelhante aos existentes no local. Não apresentava outros achados que pudessem ser os responsáveis pela causa da morte, afora os achados comuns às asfixias mecânicas.
Com base nessa descrição, está correto afirmar que a causa da morte foi
Um cadáver chega ao necrotério para necropsia, apresentando, à inspeção, livores de hipóstase de coloração azulada intensa com face congesta. O exame necroscópico não evidenciou achados significativos, afora os comuns às asfixias mecânicas. Apresentava no pescoço um laço que foi removido, deixando visível a existência de um sulco, com as seguintes características: simétrico, de igual profundidade, não interrompido ou completo e com presença de pontilhado hemorrágico em suas bordas superiores e inferiores. O sulco está horizontal e o laço fazia grande constrição no pescoço.
Com base nesses achados, conclui-se que a provável causa da morte e a possível causa jurídica foram, respectivamente,
Em relação ao exame médico-legal em conjunção carnal, analise as seguintes afirmações.

I – A introdução de dois dedos justapostos do examinador em óstio himenal é achado diagnóstico de desvirginamento.
II – O exame pericial é melhor realizado com a periciada em decúbito dorsal, com as pernas abertas, boa iluminação, uso de espéculo vaginal e estudo da mucosa e cavidade vaginal.
III – Para a pesquisa de espermatozóides pode ser utilizado o reativo de Florence, constituído por iodo metalóide, iodeto de potássio e água destilada.

Quais estão corretas?
Em relação ao diagnóstico diferencial dos fenômenos que ocorrem antes e depois da morte, é correto afirmar que
Em relação aos agentes físicos, é correto afirmar que