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A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi construída no início do século XX para viabilizar o crescimento econômico da região a partir da implementação dessa importante infraestrutura. Todavia, a história da ferrovia foi marcada por prejuízos o que resultou no seu abandono. Apesar de algumas investidas posteriores, como passeio turístico inclusive, o fim das operações da Madeira-Mamoré foi determinado durante oGoverno Federal de:

“Precisamente em 1912 a exportação da borracha brasileira alcança seu máximo com um total de 42.000 toneladas. Os preços também atingem seu teto em 1910, valendo então a tonelada quase 10 contos FOB, ou seja, 639 libras. Daí por diante é o declínio.”

(Adaptado de PRADO Jr., Caio. História Econômica
do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 16ª Ed., 1973, p. 239).

A principal causa do declínio da borracha amazônica no referido período foi:

A região Norte do Brasil é reconhecida pela intrincada rede de bacias hidrográficas. O estado de Rondônia possui uma série de rios e alguns formam significativas bacias hidrográficas. Sobre os principais rios que cortam o estado de Rondônia, é correto afirmar:
A economia do estado de Rondônia está intimamente relacionada com as práticas agrícolas. Segundo os últimos dados divulgados pelo IBGE, relativos ao ano de 2010, as lavouras temporárias tiveram significativa importância na área plantada do estado. A lavoura temporária com a maior área plantada em 2010 foi:
O estado de Rondônia recebeu tal denominação devido à importância do Marechal Cândido Rondon, um dos desbravadores da região nas primeiras décadas do período republicano. O processo de ocupação das terras entre os estados de Mato Grosso e do Amazonas, promovido por Cândido Rondon na virada do século XIX para o XX acumulou, principalmente, duas funções: