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Em cada um dos itens a seguir, são apresentadas propostas de reescrita do trecho “No entanto, o estudo dos impérios, antigos ou recentes, permite acessar as raízes do mundo contemporâneo e aprofundar nossa compreensão das modalidades de organização do poder político” (L.10-13). Julgue-os com relação à correção gramatical

Porém, estudando-se os impérios, antigos ou recentes, permite-se que seja acessado as raízes do mundo contemporâneo, e aprofundado, pela nossa compreensão, os modos como está organizado o poder político.
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Com relação às ideias do texto, julgue os itens que se seguem.

Deduz-se do contraste que se estabelece, no texto, entre Estado-nação e império que este constitui a opção de organização política mais adequada para a superação da instabilidade desencadeada pelos problemas econômicos da contemporaneidade.
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Com relação às ideias do texto, julgue os itens que se seguem.

Infere-se do texto que tanto a solidez quanto a fragilidade de impérios devem-se à sua administração do poder sobre grupos socioculturalmente diferentes.
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Com relação às ideias do texto, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o texto, a relação que caracteriza o Estado-nação, baseada em povo, território e governo, fundamenta-se em pressupostos ilusórios acerca da realidade das nações
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Com relação aos mecanismos de coesão do texto, julgue os itens subsequentes.

No primeiro parágrafo, a ideia de “velhice do Estado nacional” (L.1-2) é refutada pelas expressões “morte efetiva” (L.12-13) e “aposentadoria oportuna” (L.14).