Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O perito determinou o índice de refração no vidro e chegou ao valor de
As ondas eletromagnéticas transversais podem ser polarizadas. O fenômenos que produzem a polarização das ondas eletromagnéticas a partir de onda não polarizadas estão descritas nas alternativas abaixo, exceto pela alternativa:
Sobre para raios, são feitas abaixo algumas afirmações:

I. A passagem de uma nuvem nas proximidades induz na ponta do para rios, cargas elétricas de sinal oposto às cargas da nuvem.
II. Essa carga induzida na ponta do para raios, da origem a um campo elétrico, cuja intensidade aumenta, a medida que a carga aumenta.
III. Quando esse campo elétrico ultrapassa a rigidez dielétrica do ar, forma-se um caminho condutor, propiciando as descargas elétricas.

Sobre essas afirmativas, é correto afirmar:
Preencha as lacunas a seguir com base em seus conhecimentos sobre a luz. A Luz tem caráter dual. Isto quer dizer que os fenômenos de refração, reflexão, interferência, difração e polarização da luz podem ser explicados sobre a ótica da teoria ________________, e os de emissão e absorção podem ser explicados pela teoria _______________

O seguinte problema foi proposto a um estudante: Um bloco de massa 6,0 Kg, encontrava-se em repouso sobre uma superfície horizontal, cujo coeficiente de atrito estático vale 0,7, quando sobre ele atuou uma força paralela ao plano, de intensidade constante e igual a 30 N, empurrando-o para a direita. Na solução, o estudante seguiu os seguintes passos:

I. isolou o corpo



II. Calculou a resultante do sistema ⇒ FR = F - Fat

III. Aplicou a segunda Lei de Newton ⇒ FR = m.a ⇒ F – Fat = m.a

IV. Calculou o valor da reação normal ⇒ N = P  ⇒ N = m . g ⇒ N = 6.10 = 60 N

V. Calculou a força de atrito  ⇒ Fat = µ.N  ⇒ Fat = 0,6.60  ⇒ Fat = 36 N

VI. Aplicou os valores de F, Fat e m ao item III ⇒ 30 - 36 = 6.a ⇒ a = - 1,0 m/s2

O que significa que, embora empurrado para a direita, o bloco entra em movimento para a esquerda., o que, é lógico, é impossível. Com relação ao erro cometido pelo estudante, podemos afirmar que