Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

    A compreensão da função de cada um dos elementos de um circuito elétrico possibilita a resolução de problemas clássicos que envolvem situações puramente hipotéticas e outras que estão ligadas ao cotidiano. Um perito deve estar apto a resolver ambas. Um exemplo disso é relativo ao movimento de um automóvel. Um carro em movimento pode ser eletricamente carregado pelo movimento de elétrons que fluem do piso para os pneus e dos pneus para a carroceria. Essa situação pode ser compreendida com o auxílio do esquema a seguir, que mostra um carro e os análogos elementos de circuito.

Considerando as informações do texto, assinale a alternativa que apresenta o circuito elétrico que melhor representa o esquema do carro.

mostrar texto associado
A partir de medidas diretas de algumas grandezas físicas e por meio de operações matemáticas, pode-se determinar outra grandeza. Essa última é uma grandeza medida de forma indireta. Porém, a medida direta de cada grandeza envolvida no problema possui erro individual e, fruto das operações matemáticas efetuadas para se determinar a grandeza final, o erro é propagado. Um exemplo de medida indireta é o volume de um sólido. Sabendo que um cilindro tem raio da base r = (2,00 ± 0,02)m e altura h = (3,00 ± 0,01)m e adotando π = 3,142, assinale a alternativa que apresenta o volume desse cilindro e o respectivo máximo erro propagado.
mostrar texto associado

    O perito Carlos foi chamado a emitir um relatório acerca de uma possível adulteração de combustível apreendido em um depósito clandestino. Um dos diversos testes realizados é a determinação da densidade do líquido supostamente adulterado e, por esse motivo, Carlos utilizou um jogo de densímetros. Existem diversos tipos de densímetros com faixas específicas de densidades ou tipos distintos para as mais diversas aplicações. Tendo escolhido o densímetro mais adequado à determinação da densidade relativa, ele viu-se diante de um pequeno problema: em função da precisão da escala do densímetro, surgiu a dúvida acerca de qual o real valor da densidade relativa, e Carlos solicitou a ajuda de outros dois colegas.

Observando a escala do densímetro, cada perito apresentou a medida da densidade relativa do líquido. O primeiro encontrou 0,875, o segundo 0,874 e o terceiro 0,876. Após uma pequena discussão, entenderam que o melhor valor a ser apresentado no relatório era 0,875. Porém, conhecedor da teoria dos erros, Carlos indicou corretamente a medida da densidade relativa do líquido e o máximo erro cometido. Com base na imagem do densímetro apresentada, é correto afirmar que Carlos indicou em seu relatório o seguinte valor:

mostrar texto associado
Uma fonte de luz pontual está localizada no fundo de uma piscina a h metros abaixo da superfície da água. Considerando o índice de refração do ar igual a 1,0 e o índice de refração da água = n, é correto concluir que a área A do maior círculo sobre a superfície da água através do qual a luz vinda diretamente da fonte pode emergir é expressa por
mostrar texto associado
Um perito da polícia trabalha com um microscópio composto no laboratório. Esse tipo de instrumento ótico é usado para ver objetos muito pequenos que se encontram a pequenas distâncias e, em sua forma mais simples, consiste em duas lentes convergentes. A lente mais próxima do objeto chama-se objetiva e forma uma imagem real do objeto. A lente mais próxima ao olho é chamada de ocular e é usada como um ampliador simples para ver a imagem formada pela objetiva. O poder ampliador M do microscópio é o produto da ampliação lateral da objetiva pela ampliação angular do visor. Sabendo dessas informações, o perito obtém os seguintes dados do microscópio que está usando: (1) comprimento focal da objetiva é de 9,0 mm; (2) ampliação angular do visor ocular é de 10 para uma pessoa cujo ponto próximo é de 25 cm; (3) comprimento do tubo é igual a 18 cm. Com esses dados, o perito pode concluir acertadamente que o poder ampliador do microscópio é