Filtrar


Questões por página:
No enfrentamento da questão do uso de drogas (lícitas e ilícitas),
"a gestão dinâmica e contingencial de fatores físicos, tecnológicos e sociopsicológicos que afetam a cultura e renovam o clima organizacional, refletindo-se no bem-estar do trabalhador e na produtividade das empresas".

Eda Fernandes, conforme ROCHA, C. S. e FRITSCH, R., Qualidade de vida no trabalho e ergonomia, Serviço Social & Sociedade. S. Paulo: Cortez, ano XXIII, no 69, março de 2002, p. 59.

Tendo o texto acima como referência, analise as seguintes proposições, relativas à qualidade de vida no trabalho como resultante de:

I - ações de caráter preventivo, promocional e educativo;
II - múltiplos fatores que operam independentemente uns dos outros;
III - ações interdisciplinares desenvolvidas no interior da organização;
IV - preocupações com o desenvolvimento individual e da organização.

De acordo com a conceituação, são pertinentes APENAS as proposições
Questão Anulada
As afirmações que se seguem são concernentes à saúde dos trabalhadores nas condições contemporâneas do mundo do trabalho, subsequentes à reestruturação produtiva, com todas as suas implicações.

I - A concepção de Medicina do Trabalho, tal como implementada no Brasil, desde a criação do Ministério do Trabalho, está superada.
II - O conceito de Saúde Ocupacional, elaborado pela Organização Internacional do Trabalho e pela Organização Mundial de Saúde em 1960, revela-se insuficiente.
III - A saúde do trabalhador, concebida como o completo bem-estar físico, psíquico e social, converteu-se numa formulação abstrata e pouco operativa.
IV - A saúde do trabalhador deve ser relacionada às condições materiais e sociopolíticas presentes no processo de trabalho e de vida do trabalhador

Está correto o que se afirma em
Estudiosos das relações de trabalho tipificaram, a partir dos anos 1970, uma modalidade de sofrimento psíquico que leva trabalhadores a desistirem - sob várias formas - do seu trabalho. Tal modalidade é denominada

"Os novos padrões de trabalho, pautados na introdução de novas tecnologias, implicam a máxima utilização da força de trabalho: cada trabalhador torna-se responsável pelo gerenciamento do seu trabalho e também um elo na integração cada vez maior na relação equipe/sistema. [...] O trabalhador deve ser capaz de analisar, tomar decisões, controlar situações inesperadas e, ao mesmo tempo, deve ter uma capacidade de comunicação e de trabalho coletivo, porque a natureza coletiva do trabalho e sua autonomia tornaram-se quase extrínsecos à organização do trabalho"

CESAR, M. J., in MOTA, A. E., org.: A nova fábrica de consensos. S. Paulo: Cortez, 1998, p. 138.

Tendo o texto como referência, analise as afirmativas a seguir.

I - A organização e o controle do trabalho mencionados no texto são típicas do pós-fordismo.
II - A gestão da força de trabalho, empregada nas condições explicitadas no texto, implica a consideração da subjetividade do trabalhador.
III - A cultura empresarial adequada a esse modo de gestão da força de trabalho foi antecipada pela administração taylorista.

Está correto o que se afirma em