Filtrar


Questões por página:
Uma carga elétrica é representada por um triângulo da impedância com resistência de 40 Ω e reatância indutiva de 30 Ω
Sabendo-se que essa carga solicita uma potência ativa de 350 W, a potência aparente, em VA, é de
Um motor de 6 HP de potência mecânica, rendimento de 0,8 e fator de potência de 0,6 possui potências elétricas aparente e ativa iguais, respectivamente, a

Dado: 1 HP = 746 W



A figura acima mostra um circuito com um inversor trifásico conectado a uma fonte de tensão contínua, sendo seus terminais de saída A, B e C conectados a um sistema elétrico de corrente alternada (Sistema elétrico CA). A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.

I - Só pode haver fluxo de potência ativa da fonte de tensão contínua para o sistema elétrico CA.
II - Para que o inversor funcione adequadamente, o valor de pico das tensões no sistema elétrico CA deve ser maior que o valor da tensão da fonte de tensão contínua.
III- O inversor pode fornecer potência não ativa, proveniente de reativos e harmônicos, para o sistema elétrico CA.

Está correto APENAS o que se afirma em
O uso de energia elétrica de forma consciente visa ao melhor aproveitamento de energia como forma de reduzir os impactos ambientais de geração. Programas de apoio ao uso eficiente de energia elétrica, tal como o Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica (Procel), incentivam práticas que auxiliam o uso da energia elétrica de forma econômica. Com relação às práticas recomendadas para o uso eficiente de energia elétrica, considere as afirmativas abaixo.

I - A parte traseira da geladeira ou freezer nunca deve ser utilizada para secar roupas.
II - Quando utilizar máquina de lavar roupas, realize diversas lavagens com pouca roupa ao invés de acumulá-las até a capacidade máxima indicada pelo fabricante.
III - Instalações com tensão em 220 V gastam menos energia que as instalações com tensão em 127 V, e, portanto, as primeiras devem ser priorizadas.

Está correto APENAS o que se afirma em
A ANEEL é responsável por regulamentar a tarifação da energia elétrica, garantindo que o consumidor pague um valor justo pela energia consumida, como também garantindo o equilíbrio econômico-financeiro da concessionária. Dessa forma, dois grandes grupos de consumidores estruturam a tarifação de energia elétrica dos consumidores finais. Esses grupos são definidos como “grupo A" e “grupo B".
O que diferencia o “grupo A" do “grupo B"?