Questões de Concurso
Filtrar
4.906 Questões de concurso encontradas
Página 132 de 982
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Alvorada do Oeste - RO
Disciplina:
Psicologia
A psicologia da aprendizagem tem como foco a maneira como o homem apreende o meio externo a ele, como também interpreta o seu mundo interno a partir das mudanças comportamentais que ocorrem ao longo da sua história de vida, em situações de aprendizagem.
Fonte: PILETTI,2017.
Sobre esse assunto, avalie as afirmativas a seguir.
I. As mudanças exigem da criança um determinado espaço para se processar e adaptar, para gerar o processo de assimilação da aprendizagem, podendo ser de forma física, fisiológica, psicológico ou afetiva.
PORQUE
II. O corpo tem um papel fundamental como meio de comunicação da criança a esse espaço, sendo uma mudança externa visando a toda e qualquer realidade objetiva na qual a criança está inserida.
Assinale a alternativa CORRETA.
Fonte: PILETTI,2017.
Sobre esse assunto, avalie as afirmativas a seguir.
I. As mudanças exigem da criança um determinado espaço para se processar e adaptar, para gerar o processo de assimilação da aprendizagem, podendo ser de forma física, fisiológica, psicológico ou afetiva.
PORQUE
II. O corpo tem um papel fundamental como meio de comunicação da criança a esse espaço, sendo uma mudança externa visando a toda e qualquer realidade objetiva na qual a criança está inserida.
Assinale a alternativa CORRETA.
Concurso:
Prefeitura de Alvorada do Oeste - RO
Disciplina:
Psicologia
Para Freud, a função da educação é a de colaborar para que as crianças aprendam a controlar seus instintos, seus impulsos, de maneira a coibir, proibir, reprimir, a fim de evitar sofrimentos maiores.
Fonte: PILETTI,2017. Adaptado.
Analise as afirmativas a seguir sobre esse assunto e assinale a alternativa CORRETA.
Fonte: PILETTI,2017. Adaptado.
Analise as afirmativas a seguir sobre esse assunto e assinale a alternativa CORRETA.
Concurso:
Prefeitura de Alvorada do Oeste - RO
Disciplina:
Psicologia
No que diz respeito à ordenação metodológica do exame do estado mental, há um consenso de que as principais alterações envolvem sinais e/ou sintomas nas vastas áreas da conduta humana, tais quais, atenção, sensopercepção, memória, linguagem, dentre outras.
Fonte: CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed,2008.
Considere esse assunto na análise das proposições I e II a seguir.
I. A memória é a função psicológica que garante o elo temporal da vida psíquica, pois reflete o passado no presente e permite a perspectiva do futuro.
PORQUE
II. Essa função dá ao sujeito a capacidade de fixação, reconhecimento e orientação mediante ao que ele precisa se nortear em seu dia a dia e aos fatos.
Assinale a alternativa CORRETA.
Fonte: CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed,2008.
Considere esse assunto na análise das proposições I e II a seguir.
I. A memória é a função psicológica que garante o elo temporal da vida psíquica, pois reflete o passado no presente e permite a perspectiva do futuro.
PORQUE
II. Essa função dá ao sujeito a capacidade de fixação, reconhecimento e orientação mediante ao que ele precisa se nortear em seu dia a dia e aos fatos.
Assinale a alternativa CORRETA.
Concurso:
Prefeitura de Alvorada do Oeste - RO
Disciplina:
Psicologia
Para que seja realizada uma avaliação psicológica, o avaliador deve cumprir algumas regras de forma que a avaliação seja cumprida de maneira ordeira e chegue ao ponto ápice do desejo do paciente. Considerando isso, avalie as afirmativas a seguir relativas às competências do avaliador.
I- Ser capaz de estar presente, no sentido de que a formatação remota não é correlacionada à visão entrevista/entrevistado numa avaliação psicodiagnóstica.
II- Reconhecer defesas e modos de estruturação do paciente, especialmente quando atuam diretamente entre o entrevistador e o entrevistado.
III- Buscar entender a dinâmica do entrevistado a fim de avaliar seu contexto social demográfico e suas inteirações políticas, sendo assim avaliado como um ser biopsicossocial.
IV- Ajudar o paciente a sentir-se à vontade facilitando de forma que a pessoa compreenda os motivos que a fez procurar ajuda, mas nunca perder a oportunidade de confrontação e sinalização de esquiva, gentilmente.
Fonte: CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico V.5 ed. Porto Alegre: Artmed,2008.
Está CORRETO apenas o que se afirma em
I- Ser capaz de estar presente, no sentido de que a formatação remota não é correlacionada à visão entrevista/entrevistado numa avaliação psicodiagnóstica.
II- Reconhecer defesas e modos de estruturação do paciente, especialmente quando atuam diretamente entre o entrevistador e o entrevistado.
III- Buscar entender a dinâmica do entrevistado a fim de avaliar seu contexto social demográfico e suas inteirações políticas, sendo assim avaliado como um ser biopsicossocial.
IV- Ajudar o paciente a sentir-se à vontade facilitando de forma que a pessoa compreenda os motivos que a fez procurar ajuda, mas nunca perder a oportunidade de confrontação e sinalização de esquiva, gentilmente.
Fonte: CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico V.5 ed. Porto Alegre: Artmed,2008.
Está CORRETO apenas o que se afirma em
Concurso:
Prefeitura de Alvorada do Oeste - RO
Disciplina:
Psicologia
Os conceitos de estímulo e resposta não podem ser entendidos separadamente. Qualquer evento do meio se torna um estímulo se for seguido por uma resposta.
Fonte: PILETTI,2017.
Considere esse assunto na análise das proposições I e II a seguir.
I. Estímulos (externos) chegam ao indivíduo que produz respostas (internas ou comportamentais). A instalação de novos comportamentos pela repetição das associações E (estímulo) + R (reforço) define a aprendizagem por condicionamento.
PORQUE
II. Para que o condicionamento aconteça, é necessário realizar a alternância de comportamento, pareando sempre um estímulo neutro junto ao condicionando e, assim, obter a resposta condicionada.
Assinale a alternativa CORRETA.
Fonte: PILETTI,2017.
Considere esse assunto na análise das proposições I e II a seguir.
I. Estímulos (externos) chegam ao indivíduo que produz respostas (internas ou comportamentais). A instalação de novos comportamentos pela repetição das associações E (estímulo) + R (reforço) define a aprendizagem por condicionamento.
PORQUE
II. Para que o condicionamento aconteça, é necessário realizar a alternância de comportamento, pareando sempre um estímulo neutro junto ao condicionando e, assim, obter a resposta condicionada.
Assinale a alternativa CORRETA.