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Segundo a abordagem cognitivo-comportamental, o comportamento humano resulta de um processo de autorregulação, embasado na resposta (feedback) do ambiente, o que induz o indivíduo a uma reestruturação interna e continuada.

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A prevenção ao uso de drogas deve contemplar ações amplas e conjuntas, em diferentes níveis. Para tal, a ação deve envolver intervenções universais, seletivas e indicadas.
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No que tange ao trabalho em rede, o guia cognitivo e de conselho e a regulação social exercem a mesma função.
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O trabalho de prevenção no contexto escolar deve ser fundamentado em uma visão sistêmica que considere as pessoas com as quais o adolescente interage, os fatores de risco e os fatores de proteção.
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Os centros de atenção psicossocial específicos para atendimentos na área de álcool e drogas constituem serviços integrantes da política de saúde mental. Tais centros podem colaborar significativamente para a construção de estratégias que objetivem a identificação e a mediação de situações de riscos e danos decorrentes do consumo do álcool e de outras drogas.