Questões de Concurso
Filtrar
596 Questões de concurso encontradas
Página 50 de 120
Questões por página:
A razão que levara o jovem Nelson Rodrigues, com apenas 17 anos, a querer ser repórter de polícia, ainda que seja explicada em suas palavras pela emoção passional que passaria a ter ao apurar as chamadas notícias de sensação, indica também a importância que esse tipo de noticiário ganha na maioria dos jornais diários do Rio de Janeiro a partir do início dos anos de 1920.
BARBOSA, Marialva,2007. (adaptado)
Considerando esse fragmento do texto sobre sensacionalismo, avalie as afirmações a seguir.
I. As imagens potencializam as narrativas sensacionalistas.
II. A fantasia domina as narrativas sensacionalistas, sem dar espaço à verossimilhança.
III. Os elementos passionais podem ser ocultados nesse tipo de narrativa.
IV. As narrativas sensacionalistas inserem o público em ambientes estranhos, remontam à realidade como um conto folhetinesco.
Então, assinale a alternativa que contempla as afirmações plenamente CORRETAS.
O advento da internet implicou uma redefinição das práticas jornalísticas. A multiplicidade de canais disponíveis para divulgação de notícias na web e o desenvolvimento dos modelos colaborativos, apontam para um jornalista que não somente seleciona as notícias a serem veiculadas, mas também agrega à sua produção e distribuição de conteúdo, a contribuição dos usuários dos meios digitais.
Essa prática é problematizada pela teoria do
Em relação às afirmativas a seguir, identifique as verdadeiras e as falsas.
( ) O consumo é um espaço de interação, no qual produtores e emissores não só devem seduzir os destinatários, mas também justificar-se racionalmente.
( ) Canclini admite o entendimento do consumo como lugar de diferenciação e distinção entre classes e grupos, mediante as contribuições de Bourdieu, Arjun Appadurai e Stuart Ewen. Essa linha de pensamento compreende o consumo como mecanismo de distinção simbólica.
( ) A globalização, para Milton Santos, é apresentada como fábula, como perversidade e como possibilidade por uma outra globalização. O primeiro seria o mundo tal como nos fazem vê-lo: a globalização como fábula, o segundo seria o mundo tal como ele é, e o terceiro, um mundo como ele pode ser.
( ) O contexto de comunicação comunitária foi criado a partir das mídias hegemônicas das décadas 70 e 80, que saíam em defesa dos movimentos sociais de minoria.
( ) As plataformas comunicacionais pós-internet se tornam ferramentas potencias para participação política de pessoas que até então não tinham voz.
Então, a ordem CORRETA, lida de cima para baixo, está contemplada em