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A razão que levara o jovem Nelson Rodrigues, com apenas 17 anos, a querer ser repórter de polícia, ainda que seja explicada em suas palavras pela emoção passional que passaria a ter ao apurar as chamadas notícias de sensação, indica também a importância que esse tipo de noticiário ganha na maioria dos jornais diários do Rio de Janeiro a partir do início dos anos de 1920.

BARBOSA, Marialva,2007. (adaptado)


Considerando esse fragmento do texto sobre sensacionalismo, avalie as afirmações a seguir.


I. As imagens potencializam as narrativas sensacionalistas.

II. A fantasia domina as narrativas sensacionalistas, sem dar espaço à verossimilhança.

III. Os elementos passionais podem ser ocultados nesse tipo de narrativa.

IV. As narrativas sensacionalistas inserem o público em ambientes estranhos, remontam à realidade como um conto folhetinesco.


Então, assinale a alternativa que contempla as afirmações plenamente CORRETAS.

Com base no livro A Narração do Fato (2009), de Muniz Sodré, assinale a alternativa que está de acordo com o conceito de news value.

O advento da internet implicou uma redefinição das práticas jornalísticas. A multiplicidade de canais disponíveis para divulgação de notícias na web e o desenvolvimento dos modelos colaborativos, apontam para um jornalista que não somente seleciona as notícias a serem veiculadas, mas também agrega à sua produção e distribuição de conteúdo, a contribuição dos usuários dos meios digitais.


Essa prática é problematizada pela teoria do

Em relação às afirmativas a seguir, identifique as verdadeiras e as falsas.


( ) O consumo é um espaço de interação, no qual produtores e emissores não só devem seduzir os destinatários, mas também justificar-se racionalmente.

( ) Canclini admite o entendimento do consumo como lugar de diferenciação e distinção entre classes e grupos, mediante as contribuições de Bourdieu, Arjun Appadurai e Stuart Ewen. Essa linha de pensamento compreende o consumo como mecanismo de distinção simbólica.

( ) A globalização, para Milton Santos, é apresentada como fábula, como perversidade e como possibilidade por uma outra globalização. O primeiro seria o mundo tal como nos fazem vê-lo: a globalização como fábula, o segundo seria o mundo tal como ele é, e o terceiro, um mundo como ele pode ser.

( ) O contexto de comunicação comunitária foi criado a partir das mídias hegemônicas das décadas 70 e 80, que saíam em defesa dos movimentos sociais de minoria.

( ) As plataformas comunicacionais pós-internet se tornam ferramentas potencias para participação política de pessoas que até então não tinham voz.


Então, a ordem CORRETA, lida de cima para baixo, está contemplada em

No jargão jornalístico, o anúncio gratuito da própria empresa jornalística ou de organização a ela associada, ou a divulgação de informação de pouca importância para preencher um espaço em branco no jornalismo impresso, tem a denominação de