Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A argumentação desenvolvida no texto pretende, essencialmente, demonstrar que as instituições humanas,

“O conceito de comunicação pública tem sido invocado como sinônimo de comunicação governamental, referindo-se a normas, princípios e rotinas de comunicação social do governo, explicitadas ou não em suportes legais que regulamentam as comunicações internas externas do serviço público”. (MATOS,2011, p.44). Diante desta afirmação, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa CORRETA.


I. A comunicação pública é um conceito amplo e que envolve toda a comunicação que é de interesse público, sendo ela praticada pelos governos, empresas, terceiro setor e até mesmo a sociedade de uma forma geral.

II. O conceito comunicação pública também traduz o que seria um espaço de plural no qual o cidadão pode intervir no debate de questões de interesse público.

III. A comunicação pública tem relação com a prática de organizações governamentais que adotam apenas a postura de informar o que realizam, não centralizando o processo no cidadão.

Entrevistas coletivas são aquelas organizadas pela assessoria de imprensa, em que o assessorado atende, simultaneamente, diversos jornalistas. São marcadas quando há algum assunto muito importante para se falar. Sobre este tipo de entrevista, marque a alternativa CORRETA.

Para que uma reportagem de televisão fique atrativa para o telespectador é preciso que seja ilustrada por imagens. Com base nesta ideia, analise as asserções a seguir:


I. A palavra precisa dar apoio à imagem, e não competir com ela.

II. É preciso identificar nos textos quais são os elementos fundamentais da notícia, mesmo que sejam mostrados pelas imagens.

III. O texto da reportagem televisiva deve ser descritivo para permitir que deficientes visuais compreendam a reportagem.

IV. O texto não tem o poder de valorizar uma imagem, por isso é preciso priorizar a imagem em detrimento do texto.


Está CORRETO apenas o que se afirma em:

No livro “Jornalismo diário: reflexões, recomendações, dicas e exercícios” (São Paulo: Publifolha,2012, p.95), a autora Ana Estela de Sousa Pinto explica que “No Brasil, a maioria dos órgãos não mantém dados disponíveis e não os divulga quando o jornalista precisa deles. Muitas assessorias de imprensa retêm as informações quando julgam que a reportagem pode ser “negativa” para o órgão em que trabalham”.


Assinale a reportagem em que o profissional não dependeria das assessorias para elaboração.