Filtrar


Questões por página:

No início de 2010, foi aprovada emenda ao projeto de lei que altera a divisão dos royalties e participações especiais da exploração de petróleo no Brasil. De acordo com a emenda, os recursos que não são destinados diretamente à União devem ser redistribuídos entre todos os estados e municípios do país. “O adiamento da votação, na Câmara dos Deputados, do projeto que redefine as regras da distribuição de royalties do petróleo entre estados e municípios não significa que a ameaça esteja afastada.”

O Globo, 11 jul. 2010. Opinião, p.6.

Qual, dentre os estados da federação apresentados abaixo, é o estado que perderá parcialmente o que já recebia, devido à aplicação das novas regras?

“As exportações brasileiras de commodities cresceram nos últimos dez anos, fundamentalmente, devido à demanda asiática. Nesse período, para apenas um país asiático, com economia emergente, o volume brasileiro exportado de soja quadruplicou e o de minério de ferro multiplicou-se por dez.”

FRAGA, E. e BARBOSA, F. Folha de São Paulo, 11 jul. 2010, p. B4 e B8. (Adaptado)

O país asiático descrito acima, que atua como principal responsável por esse crescimento das exportações brasileiras, é

Eventos corporativos necessitam de materiais de divulgação e promoção, geralmente em grande quantidade. Dentre esses, os mais comuns são camisetas, folders e cartazes. Cada um desses materiais é produzido através de processos de impressão diferente. Relacione as peças gráficas apresentadas na coluna da esquerda com o respectivo processo de impressão, indicados na coluna da direita.

(esquerda)
I - Camisetas
II - Folders e cartazes
III - Banners

(direita)
P - Offset
Q - Serigrafia
R - Litografia
S - Impressão digital

Estão corretas as associações

Uma empresa está patrocinando um projeto de recuperação ambiental e vem obtendo ótimos resultados, tais como: a recuperação do meio ambiente e a geração de renda para os moradores da região. Para dar visibilidade nacional ao projeto, o setor de comunicação da empresa deve
Em relação ao público externo, a comunicação empresarial tem como objetivo(s)