Filtrar


Questões por página:
Os ácidos micólicos presentes na parede celular de micobactérias são dispostos de maneira a formar uma membrana externa com alta hidrofobicidade, garantindo a esses microrganismos a resistência a diversos antimicrobianos e a álcool-ácido resistência. Com base na estrutura molecular desses compostos, os ácidos micólicos apresentam uma variação entre:
Considerando as recentes orientações indicadas pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde para a identificação convencional de micobactérias, analiseas afirmativas abaixo.

I. As principais espécies de micobactérias de crescimento rápido podem ser diferenciadas com os testes de produção de pigmentação, de crescimento em Löwestein-Jensen contendo ácido p-nitrobenzóico, de inibição do crescimento em meio de Sauton contendo ácido pícrico, em ágar nutriente, em meio com NaCl a5%, produção de pirazinamidase, de produção de arilsulfatase (3 e 15 dias), hidrólise de Tween 80, de produção de β-galactosidase, de redução do telurito de potássio, de redução de nitrato, de produção de urease, de crescimento a 25°C e de crescimento a 45°C.

II. O método PRA-hsp65 é baseado em metodologia molecular e deve ser combinado com avaliação das cepas de micobactérias por testes fenotípicos tais como os de morfologias macro- e microscópica da cultura micobacteriana, de pigmentação fotorreativa, de inibição do crescimento em meio contento ácido p-nitrobenzóico, de inibição do crescimento em meio contendo NaCl a 5%, de avaliação das temperaturas de crescimento, de crescimento em ágar nutriente, e teste de inibição do crescimento em meio de Sauton contendo ácido pícrico.

III. As espécies do complexo M. tuberculosis exibem alta similaridade fenotípica e não são distinguíveis pelos testes fenotípicos disponíveis.

Assinale:
A baciloscopia é o exame básico para o diagnóstico da tuberculose, em particular das formas pulmonares. A técnica é utilizada para acompanhar a eficácia do tratamento pela redução bacilar e negativação do escarro. O método consiste em um exame importante no programa de controle da tuberculose na busca e na detecção de casos bacilíferos. Sobre os fatores que influenciam a sensibilidade da baciloscopia da tuberculose, indique a alternativa incorreta.
Segundo as recomendações da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, após a detecção de bacilos álcool-ácido resistentes em cultura, métodos fenotípicos convencionais devem ser empregados seguindo um algoritmo específico para identificação presuntiva de micobactérias. Sobre os procedimentos recomendados, assinale a alternativa correta.

O paciente P.H.S., 45 anos, masculino, procedente de Duque de Caxias - RJ, apresenta perda ponderal há 6 meses, febre vespertina de baixa intensidade e tosse produtiva há 20 dias. Refere também “fraqueza e falta de fôlego". Há uma semana, apresenta tosse com expectoração moderada, acompanhada de sangue. É fumante e etilista moderados. Nega outras alterações. Foi atendido pelo serviço ambulatorial perto de sua residência sendo colhidas 2 amostras de escarro espontâneo para baciloscopia pelo método de Ziehl-Neelsen em dias consecutivos (dia 04.01.2010 no momento da consulta e no dia 05.01.2010 ao acordar).



Com base nos achados ilustrados acima, sobre as interpretações finais dos exames baciloscópicos dos escarros do paciente, assinale a alternativa correta.